Desde outubro de 2021, altura em que o novo Executivo assumiu a governação da Câmara Municipal de Ílhavo, foram já aplicados, aproximadamente, 800 mil euros na Educação, representando um dos maiores investimentos realizados, nesta área, nos últimos anos.

A informação foi transmitida esta quinta-feira à imprensa pelo presidente e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo e João Diogo Semedo, respetivamente, no âmbito das visitas às Escolas Básicas do 1.º ciclo da Légua, da Senhora do Pranto, da Chave, da Cale da Vila, da Costa Nova, e do Centro Socio-Educativo da Gafanha da Encarnação.

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação beneficiou de um investimento total de 311 464,71 euros, sendo que os maiores investimentos foram realizados no Centro Socio Educativo da Gafanha da Encarnação (119 821,60 euros) e na Escola Básica 1º Ciclo da Costa Nova (92 299,29 euros).

No Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré foram aplicados 220 432,39 euros. Os dois maiores investimentos concretizaram-se no Centro Escolar Santa Maria Manuela – Cale da Vila (24 437,58 euros) e na Escola Básica 2/3 Fernando Martins (88 104,15 euros). 

As intervenções no Agrupamento de Escolas de Ílhavo atingem os 251 404,17 euros. O Centro escolar da Nossa Senhora do Pranto (42 720,04 euros) e a Escola Básica 1º Ciclo da Chousa Velha (34 103,30 euros) representam os maiores investimentos. 

O investimento que o Município de Ílhavo está a realizar na Educação vai além da requalificação das escolas, envolvendo, também, o apoio ao estudo, as atividades de promoção da aprendizagem, os protocolos de cooperação com as Associações de Pais, os transportes, a alimentação, entre outros. 

Até ao momento, foram adquiridos dois autocarros escolares certificados para o transporte de crianças com idade superior a três anos, um transporte que a autarquia não dispunha.

Além disso, a autarquia apoia o trabalho das Associações de Pais, reforçando os protocolos de cooperação e o apoio na criação das recentes Associação de Pais da Costa Nova do Prado e do Jardim da Mota.

A Câmara Municipal de Ílhavo está, ainda, comprometida na promoção e no desenvolvimento de atividades e projetos que valorizem o processo de aprendizagem das crianças e jovens, o que contribuirá para a perceção da qualidade das escolas das escolas do município.

Este ano letivo, as escolas do Município de Ílhavo registaram um aumento de quatro por cento de alunos em todos os ciclos de ensino, o que corresponde a mais 175 alunos (de 4488 para 4663). Os maiores aumentos verificaram-se na educação pré-escolar e no 1º ciclo, com mais 118 crianças. Este crescimento do número de alunos resultou na criação de mais seis turmas – três no pré-escolar e três no 1º ciclo.

No total, as escolas do município recebem, este ano letivo, 34 nacionalidades diferentes, o que representa um desafio para a comunidade escolar para a integração e valorização de todos.