A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover, no dia 11 de outubro, o ‘Encontro do ASI/NLI de Ílhavo – Ação Social: Do que é, ao que poderá ser’, que terá lugar no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, entre as 9 e as 17 horas.

A iniciativa pretende, por um lado, assinalar o primeiro aniversário do exercício de competências do município em matéria de ação social e, por outro lado, aproximar técnicos de intervenção social e outros elementos relevantes da comunidade, com boas-práticas e perspetivas inovadoras em domínios chave na intervenção social.

O encontro constitui uma oportunidade para refletir sobre os desafios que se colocam à ação social no contexto atual, num momento em que o país é confrontado com profundas transformações no seu tecido social.

O evento inicia com a apresentação da metodologia seguida pelo Município de Ílhavo, neste primeiro ano, na organização das suas equipas de Ação Social, para dar resposta ao exercício das competências que lhe foram transferidas e às necessidades das famílias que recorreram aos seus serviços, procurando apoio e orientação.

Durante o dia, serão realizadas duas mesas redondas que visam proporcionar o contacto e a reflexão dos participantes (técnicos, dirigentes e comunidade em geral), com abordagens inovadoras de intervenção social, no domínio da participação e confiança nos serviços públicos, integração de migrantes, respostas de habitação para populações vulneráveis e promoção da saúde mental, procurando ir ao encontro de algumas das necessidades mais prementes que os técnicos vão sentindo.

Este evento surge um ano após o Município de Ílhavo ter dado início ao exercício de competências em matéria de ação social (após a transferência de competências para os municípios), potenciando, para o efeito, a metodologia de atendimento social integrado e de trabalho em rede que, desde 2008, tem vindo a caracterizar a intervenção social neste território.

Para o efeito, numa estreita parceria com todas as entidades da Rede Social e numa colaboração permanente com ISS, I.P., protocolou duas Equipas de Ação social, com o Cento de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e com a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, que deram resposta aos pedidos de apoio de mais de 955 famílias.