A Confraria Gastronómica do Bacalhau tem viagem marcada para a Islândia, de 5 a 8 de outubro, numa deslocação enquadrada no projeto ‘O Mar que nos Une’, que está a decorrer durante este ano e se vai prolongar por 2024.
A comitiva é composta pela Confraria Gastronómica do Bacalhau, Câmara Municipal de Ílhavo e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, representadas respetivamente por 12 confrades, vereadora da Cultura e presidente da Junta de Freguesia.
O programa contempla a visita a navios de pesca de bacalhau, Porto Marítimo, Museu do Bacalhau, Câmara Municipal de Grindavík, Câmara Municipal de Thorlakshofn, centro histórico de Reykjavik, entre outras atividades onde, naturalmente, haverá lugar à degustação gastronómica autóctone.
O projeto ‘O Mar que Nos Une’ consiste em visitar a origem do bacalhau aos três principais países de pesca do bacalhau: em primeiro, a Islândia, em outubro de 2023, depois, a Noruega, em inícios de março de 2024, e por último, o Canadá, no decorrer de 2024.
O objetivo é conhecer os locais, os costumes e os agentes económicos, tais como empresas, armadores, portos marítimos, e as entidades oficiais, tais como municípios, associações comerciais e industriais.
O projeto tem, também, como objetivo aproximar relações entre a comunidade ilhavense, e a visitada, tendo o bacalhau como elemento agregador.