A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai realizar o Congresso da Região de Aveiro 2023, de 15 a 24 deste mês, por toda a região. Esta iniciativa vai ter como temas centrais a gestão da ria de Aveiro, a Educação, a Floresta, os Planos e Projetos 2030, a Cultura e o Desenvolvimento Social e Económico.

No ano em que se celebram os 34 anos da Região, a 16 de outubro, e, à semelhança das edições anteriores, este será um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta área, com passagem pelos onze municípios da Região de Aveiro.

No dia de 15 de outubro, destaque para o Concerto do Dia da Região de Aveiro, com a Banda Filarmonia das Beiras, pelas 16:30 horas, no Centro de Arte de Ovar.

No dia seguinte, segunda-feira, 16 de outubro, a sede da CIRA será palco da apresentação do projeto de ampliação do seu edifício, seguido de visita ao Centro de Interpretação do BioRia, para apresentação do Sistema Primário do Baixo Vouga Lagunar e da visita às obras das Infraestruturas Hidráulicas do Rio Novo do Príncipe, em Cacia.

O Museu Marítimo de Ílhavo vai receber, no dia 17, a ‘Apresentação da Estratégia do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro’, com a presença da Gestora do Mar 2030, Dina Ferreira.

De todo o programa destaca-se ainda a Conferência ‘Região de Aveiro – Planos e Projetos 2030’, no dia 18 de outubro no Cine Teatro Alba, com lançamento da Revista do Congresso ‘Região de Aveiro – 34 anos em Comunidade Intermunicipal’ e que contará com a presença do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A encerrar o programa, no dia 24 de outubro, terça-feira, o Centro de Artes de Águeda recebe a Conferência sobre o Desenvolvimento do Território.

Pode consultar o programa, em permanente atualização, no site da Região de Aveiro, em: https://regiaodeaveiro.pt/ .