A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a abertura de um concurso de ideias para a ponte da Vista Alegre, que, atualmente, pelas suas características, está desenquadrada face às necessidades crescentes e aos fluxos de trânsito, cada vez mais exigentes, consequentes das dinâmicas próprias do território.

Os materiais que a compõem, sobretudo o seu tabuleiro constituído por tábuas de madeira, requerem uma vigilância e manutenção quase diárias, pelo que se torna financeiramente inviável protelar a situação no tempo.

O modelo de concurso de ideias valorizará a inovação, a integração paisagística, permitindo a criatividade e não restringido qualquer tipo de solução, nem a uma mera avaliação focada no custo de intervenção. O Município procura que os candidatos possam apresentar ideias arrojadas que venham, não apenas solucionar os problemas atualmente identificados, mas também garantir soluções estruturais esbeltas, devidamente integradas na paisagem e que contribuam para a melhoria da ligação entre as duas margens.

«É ainda imperativo para o Município que o projeto seja desenvolvido com um claro sentido de respeito pelo Património, nomeadamente pela ponte atual, cuja construção muito se deveu à mobilização da população da Gafanha da Boavista. Esta obra de arte tem um desenho muito característico, que demarca fortemente a paisagem, pelo que é importante, material ou imaterialmente, preservar a sua memória», adiantou ainda a autarquia ilhavense.

O vencedor terá a oportunidade, por contratualização, de desenvolver o respetivo projeto de execução que dará lugar à empreitada, enquanto os segundos e terceiros classificados receberão um prémio pecuniário no valor de três mil euros e dois mil euros, respetivamente.