O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento de concurso público para ‘Requalificação e Ampliação do Fórum Municipal da Maior Idade’ pelo valor base de 450.000,00€, com um prazo de execução previsto de 8 meses. 

Com mais de 10 anos de atividade, o Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, tem desempenhado, ao longo dos anos, um papel de relevo junto da população sénior local, através do incremento de ações que visam, sobretudo, o incentivo ao desenvolvimento de hábitos e estilos de vida saudáveis, de forma a impulsionar o convívio social, combatendo, assim, o isolamento e empoderando a população mais velha para uma participação ativa na vida da comunidade. 

O projeto agora aprovado permitirá ampliar significativamente a capacidade de resposta deste equipamento, dotando-o de condições para o desenvolvimento de práticas inovadoras que, até à data, não eram possíveis. No tardoz do edifício será construído um salão gimnodesportivo amplo e de grandes dimensões, que dotará este equipamento de maior versatilidade, capacitando-o a receber as mais diversas atividades, tanto de cariz desportivo, como recreativo. O projeto prevê ainda a reorganização e melhoria das infraestruturas de apoio, designadamente as instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, área de receção e copa/cozinha de apoio.

O espaço exterior será igualmente revisto, permitindo uma maior proximidade ao espaço público e o desenvolvimento de novas atividades, nomeadamente de jardinagem, com pequenas hortas elevadas, e uma área multifuncional, adaptável em função das necessidades, permitindo sobretudo que o espaço exterior seja de convívio por excelência.

O antigo lavadouro continuará a ser a imagem do Fórum Municipal da Maior Idade, contudo para melhor destacar este equipamento no conjunto da rua, ser-lhe-á conferida uma imagem diferenciadora, com uma cor única e forte.