A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) distinguiu, em Leiria, a Assembleia Municipal de Ílhavo com o Prémio Boas Práticas – Menção Honrosa, pela implementação da Assembleia Municipal Jovem de Ílhavo.

Este projeto, iniciado em dezembro de 2022 tem como objetivo promover, junto da comunidade escolar, o debate, a análise e o sentido crítico, o confronto de ideias e o interesse pelos processos sociais e políticos que envolvem a sociedade e o Município.

Na cerimónia de entrega dos prémios, o presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, Paulo Pinto dos Santos, afirmou: «É para nós, mais ainda para todos os estudantes, professores e diretoras dos Agrupamentos, que desde a primeira hora receberam de braços abertos este projeto, uma honra, hoje, aqui, vir receber esta distinção», reiterando a responsabilidade acrescida que ela comporta.

XXVI Congresso da Associação Nacional de Municípios

No último Congresso da ANAM, o presidente da AM de Ílhavo teve oportunidade de intervir, na apreciação do documento sobre ‘Autonomia e Descentralização’, focando a valorização do poder local e a urgente necessidade da sua reforma política, financeira, eleitoral e administrativa. Manifestou o seu acordo com a proposta da ANMP, relativamente à criação de um observatório do Poder Local e exigiu mais arrojo e audácia ao Congresso «na promoção da valorização da essência do órgão deliberativo».