A primeira cooperativa de energias renováveis de Portugal, Coopérnico, vai promover uma sessão de esclarecimentos para os munícipes ilhavenses hoje, às 18:30 horas, via Zoom, sobre como investir na construção de uma comunidade de energia renovável em Ílhavo.
Com mais de 2 milhões de euros em investimento já alcançados, a Coopérnico oferece aos munícipes de Ílhavo a oportunidade de se tornarem proprietários da energia renovável gerada no seu próprio concelho.
A Coopérnico, em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, lança um projeto revolucionário no âmbito do programa COMSOLVE, que visa a instalação de um sistema fotovoltaico para partilha de energia. Este sistema será disponibilizado para investimento pelos residentes de Ílhavo, permitindo que se tornem proprietários da produção de energia renovável no seu concelho.
Para a coordenadora executiva da cooperativa, Ana Rita Antunes, «a ideia é simples. Queremos que os cidadãos sejam os donos da produção de energia renovável instalada no concelho onde vivem. Para que isso aconteça, é preciso que sejam os próprios a investir».
Pretende-se que Ílhavo participe ativamente na transição energética, instalando produção própria de energia renovável. «Vamos chamar os munícipes de Ílhavo a investirem na energia que vai ser produzida no nosso concelho pois sabemos que este é um modelo inovador em Portugal, mas que já se faz no resto da Europa».
Os munícipes de Ílhavo interessados em investir devem tornar-se membros da Coopérnico, a comunidade de energia de cidadãos que investe em produção renovável em Portugal desde 2013. Além disso, pretende-se dinamizar a criação de uma comunidade de energia local para que os futuros investimentos em Ílhavo sejam liderados por essa comunidade.
«Investir na produção de energia acelera a democratização do sistema energético, onde os cidadãos são donos da energia que produzem”, conclui Ana Rita Antunes
Pode inscrever-se na sessão de esclarecimentos aqui.