No mês em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal de Vagos lança o programa Alimentar+.
No contexto do atual desafio colocado às famílias pelo aumento do custo de vida, verifica-se um especial impacto no cabaz alimentar.
Com efeito, as famílias identificam dificuldade em dar resposta aos encargos com a alimentação, com duas consequências imediatas: redução da compra de alimentos e diminuição da qualidade da sua alimentação.
Pretendendo ser um suporte à alimentação, mas sobretudo à alimentação rica e diversificada, o Município de Vagos lança o programa Alimentar+. Cruzando os princípios da promoção da saúde, do bem-estar, da dignidade e da economia familiar, surge este programa integrado no Serviço de Acompanhamento e Ação Social (SAAS).
Alimentar+ pretende chegar a todos os munícipes que identificam estas necessidades. O número de famílias a necessitar deste tipo de apoio aumentou, e a dificuldade em dar resposta às necessidades alimentares não se situa mais e apenas no grupo de pessoas mais carenciadas.
Mediante avaliação realizada pelo SAAS, será dado o apoio em cartão de compras, no montante definido de acordo com o número de elementos da família. A frequência e duração do apoio será definida com cada família, desenhando uma resposta individualizada e ajustada à realidade de cada uma.