No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Mar, no próximo dia 16 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo preparou um vasto programa no dia 18 de novembro, sábado, que inclui o Seminário ‘Desafios do Mar Português’, às 9:30 horas, a apresentação da Revista ARGOS e de ‘Barcos de Portugal – Obras Selecionadas de Octávio Lixa Filgueiras’ – e a divulgação do vencedor do ‘Prémio de Estudos em Cultura do Mar – Octávio Lixa Filgueiras’.

O 11.º Seminário ‘Desafios do Mar Português’ terá como mote a exposição temporária ‘Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo’, patente no Museu Marítimo de Ílhavo, e assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

Neste dia será anunciado o vencedor do ‘Prémio de Estudos em Cultura do Mar – Octávio Lixa Filgueiras’ que distingue autores de dissertações académicas ou trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

O número 11 da revista ARGOS – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo, de cariz científico-cultural e periodicidade anual, explora a temática das ‘Ciências do Mar e Governança dos Oceanos’ sob várias perspetivas do conhecimento. Mantendo a sua abordagem científico-cultural distintiva, os artigos debruçam-se sobre a oceanografia, a cultura marítima, a literacia dos oceanos e o direito marítimo. Esta edição está alinhada com a Década das Nações Unidas para as Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), refletindo o compromisso do Município de Ílhavo de preservação dos oceanos, fundamental para o equilíbrio do nosso planeta.

A edição digital do segundo volume ‘Barcos de Portugal – Obras Selecionadas de Octávio Lixa Filgueiras’ é composta por uma coletânea de textos do autor, que apresenta dez trabalhos de referência sobre a arqueologia e a arquitetura naval das embarcações tradicionais do noroeste português.