O Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), tendo recolhido o apoio de dois terços das instituições de ensino superior com assento naquele organismo.

Durante os próximos três anos, Paulo Jorge Ferreira vai liderar o organismo que representa uma parte importante do sistema nacional de Ensino Superior.

«Fui eleito presidente do CRUP num momento de grande complexidade política, a nível nacional e internacional», afirmou Paulo Ferreira, acrescentando que, «apesar das dificuldades que se adivinham, sei que o CRUP e o sistema universitário continuarão a ser fundamentais para o desenvolvimento de Portugal – e Portugal sabe que poderá continuar a contar com o CRUP, com as suas universidades e a sua ação transformadora».

O novo presidente do CRUP sublinhou na sua primeira intervenção que um país a várias velocidades é um país menos competitivo. «As instituições de ensino superior, e em particular as que integram o CRUP, têm promovido a coesão e o desenvolvimento regional e nacional», apontou Paulo Ferreira, acrescentando: «O CRUP é constituído por instituições muito diferentes entre si, mas essa diversidade também contribui para a resiliência da rede de ensino superior e possibilita uma atuação adaptada às características das regiões e aos desafios do entorno».

O reitor da UA recordou que, apesar das sucessivas crises, «as universidades têm-se mantido atentas à mudança e respondido aos desafios do tempo». E sublinhou que «nenhuma outra instituição pública do país compete e colabora a nível internacional como as universidades que integram o CRUP: num planeta cada vez mais pequeno, numa sociedade cada vez mais móvel, as universidades são também um importante fator de atração de talento».

A poucos meses da passagem de 50 anos sobre o 25 de Abril, Paulo Ferreira recordou que, meses antes da revolução de Abril, para «assegurar o desenvolvimento social e económico do país», o então ministro Veiga Simão criou um conjunto de instituições de ensino superior distribuídas por todo o país, entre as quais as futuras universidades de Aveiro, do Minho, Nova de Lisboa e Évora.

«A revolução de Abril daria novo impulso à ideia. Ao longo das décadas que se seguiram, o papel da rede de ensino superior na transformação do país, e em particular o papel das universidades que integram o CRUP, foi crucial», afirmou o novo presidente do CRUP. «Ajudámos a mudar Portugal», sublinhou. 

Um vida dedicada à Universidade

Paulo Jorge Ferreira foi eleito Reitor da UA a 13 de março de 2018 para o primeiro mandato e no dia 2 de maio de 2022 para o segundo mandato. É Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Professor Catedrático no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, departamento do qual foi diretor entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018.

Para além da experiência como professor e investigador da UA, tem experiência em cargos de direção e gestão departamental, de direção de curso, em comissões científicas, em comissões de avaliação, no Conselho Geral da UA, no Conselho Coordenador de Avaliação de Desempenho da UA, no Conselho da Escola Doutoral da UA e na direção de programas doutorais em consórcio nacional e internacional.

No CRUP têm assento as 14 universidades públicas, além da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Universitário Militar. Todas as instituições têm um voto na hora de escolher o líder do organismo que representará todas as instituições, entre outras instâncias, junto do Governo nos próximos três anos.

Entre as responsabilidades do CRUP incluem-se assegurar a coordenação e representação global das instituições nele representadas, bem como colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, ciência e cultura. Cabe ainda ao CRUP pronunciar-se sobre questões orçamentais e projetos legislativos que digam diretamente respeito ao ensino universitário público.