O Conselho de Ética e Deontologia (CED) da Universidade de Aveiro (UA) está a organizar a segunda palestra de um ciclo que procura refletir sobre as relações entre Ética, Ciência e Comunidade Académica. O evento realiza-se no próximo dia 17 de novembro, às 15 horas, no Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento.

Alicerçada numa abordagem centrada no ser humano, a apresentação definirá brevemente os princípios éticos e pilares da Inteligência Artificial Responsável, apresentará de forma resumida as principais iniciativas internacionais e nacionais, problematizará as questões éticas e algumas legais de sistemas de IA e terminará com a apresentação de um projeto, Center for Responsible AI, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que procura integrar princípios de Inteligência Artificial Responsável em produtos de diversas áreas da saúde, turismo e apoio ao cliente.

A palestra, intitulada ‘Desafios éticos na era da Inteligência Artificial’, terá como oradora Helena Moniz, docente da Universidade de Lisboa e presidente das European and International Associations for Machine Translation.

O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições são efetuadas através do formulário disponível para o efeito no site oficial da Universidade de Aveiro.