A Câmara Municipal de Ílhavo promove, no próximo dia 6 de fevereiro, no Laboratório das Artes – Teatro da Vista Alegre, o 5.º Encontro de Políticas Públicas na área Envelhecimento, que terá como tema ‘Desafios do Envelhecimento: Oportunidades Territoriais’.

A abertura está agendada para as 9:15 horas, com a apresentação da curta-metragem ‘Laboratório do Envelhecimento: Uma Nova Visão’, uma produção que retrata a vertente da investigação naquele equipamento da Câmara Municipal de Ílhavo.

Segue-se a sessão inaugural, contando com a presença de Alexandra Rodrigues, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Fernando Mendonça, do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social, e de João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

Às 10 horas, Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável, abordará o tema ‘Para que as pessoas mais velhas estejam onde querem estar’.

Às 10h20 horas, será a vez de João Malva, investigador, coordenador e diretor do Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável, abordar a temática ‘Desafios do Envelhecimento: Oportunidades Territoriais para a Saúde e Longevidade’.

Às 11h15 horas, realiza-se uma mesa-redonda com o tema ‘Desafios de Envelhecer em Territórios de Baixa Densidade versus Territórios Alta Densidade’. A moderação estará a cargo de Joana Portugal, da Cooperativa Aproximar, e na discussão participarão Ana Martins, da Câmara Municipal de Coimbra; Mário Rui André, da Unidade de Missão Santa Casa Misericórdia – Lisboa; e Telma Figueiredo, da Câmara Municipal Alfândega da Fé. Pelas 12 horas, vai ser apresentado o Programa de Preparação para a Reforma da Câmara Municipal de Ílhavo.

À tarde, entre as 14:30 e as 16 horas, decorrem as oficinas práticas para trabalho em torno de diversas temáticas: ‘Territórios Amigos das Pessoas em Luto: Como Criar uma Comunidade Compassiva?’, dinamizada por Artur Rosa Pires; ‘Territórios Amigos dos Cuidadores e da Pessoa Cuidada’, a cargo de Telma Figueiredo e Alexandra Ribeiro, da Câmara Municipal de Alfândega da Fé; ‘Como Criar uma Cidade Amiga de Todas as Idades?’, moderada por Pedro Rocha, do ICBAS; ‘Como Criar um Território Amigo para Pessoas com Demência’, com Flávia Machado, investigadora da Universidade de Coimbra e investigadora doutorada do projeto SINDIA; e ‘CoHousing: Como Criar uma Alternativa Residencial para Pessoas Mais Velhas’,  desenvolvida por António Tavares Provedor, da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A sessão de encerramento está agendada para as 16:30 horas, com Mariana Ramos, vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo.