A décima edição do Concurso de Expressão Artística Idolíadas foi apresentada no passado dia 25 de janeiro, na Casa da Cultura de Ílhavo, pelo presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e a vereadora da cultura e da ação social, Mariana Ramos.

O Idolíadas é o maior concurso artístico de pessoas mais velhas do país, envolvendo mais de 400 pessoas na prova de cultura geral; mais de 300 pessoas na prova de poesia; e mais de 500 pessoas nas provas de palco, vídeo e arte plástica.

Este projeto tem sido abraçado por vários municípios, ao longo de todas as edições, revelando uma forte cooperação intermunicipal, num projeto que pretende estimular o envolvimento ativo da comunidade mais velha, através das práticas artísticas, que proporcionam uma série de benefícios intrínsecos à elaboração e preparação das diferentes provas, em conjunto com os técnicos das diferentes instituições participantes.

Este concurso é composto por cinco provas: arte plástica, cultura geral, poesia, vídeo e palco – com apresentação em três datas.

No dia 22 de fevereiro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, realiza-se a prova de poesia – uma novidade deste ano – que tem como tema ‘O Triunfo de ser velho!’. Cada equipa deve escrever um poema, que será declamado em palco por um elemento da equipa.

A 13 de março realiza-se a prova de cultura geral, que, nesta edição, é coordenada pelo Município de Ovar, representado na sessão de apresentação pela vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ovar, Ana Cunha. Esta prova terá lugar no Centro de Arte de Ovar.

Por último, no dia 19 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, conhecem-se os vencedores das provas de vídeo, arte plástica e palco.

A prova de vídeo requer a apresentação de um vídeo com duração de até dois minutos, com envio entre 2 e 6 de maio. A votação será aberta ao público e decorrerá ente 8 e 17 de maio, na página do Facebook – Maior Idade – Município de Ílhavo.

Para a prova de arte plástica, as equipas devem realizar as obras nos meses que antecedem o espetáculo das Idolíadas, a 19 de maio.

Na prova de palco, cada equipa pode apresentar uma performance com duração máxima de seis minutos, podendo abranger as expressões artísticas de teatro, dança e música, individualmente, ou uma combinação destas.