No próximo domingo, dia 11 de fevereiro, às 16 horas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a Orquestra Filarmónica Gafanhense apresenta ‘Pictures at an Exhibition’, traduzida para ‘Quadros de uma exposição’, obra originalmente para piano composta em 1874 pelo compositor e militar russo Modest Mussorgsky, enquanto homenagem ao pintor e arquiteto Viktor Hartmann.

Neste concerto, dirigido pelo maestro Henrique Portovedo, será interpretada uma orquestração de Tohru Takahashi para Banda Sinfónica. Já a obra ‘Extreme Make Over’, de Johan De Meij, consiste num conjunto de metamorfoses sobre um tema do Quarteto de Cordas N.º 1 em Ré de Tchaikovsky que declarou: «nunca estive tão orgulhoso dos meus poderes criativos como quando Leo Tolstoy se sentou na cadeira ao lado da minha ouvindo o meu Andante e as lágrimas correram pelo seu rosto».

Jorge Castro Ribeiro, investigador e professor, vai complementar este espetáculo com particularidades como esta, que desenham os percursos históricos, composicionais e interpretativos de ambas as obras.

Os bilhetes têm um valor de 3 euros e estão à venda nos locais habituais.