Os Perpétua apuraram-se para a final do Festival da Canção RTP, que se vai realizar no próximo dia 9 de março.
Apesar da boa performance e do apuramento, a atuação esteve em risco devido a uma doença pulmonar da vocalista Beatriz Capote. Ultrapassado o percalço, o tema ‘Bem Longe Daqui’, com laivos sonoros da pop e do disco-sound característicos da década de 1980, levou os jovens oriundos do município ilhavense à próxima e derradeira fase do concurso. Destaca-se também o ar alegre e muito fresco que os Perpétua representaram nesta semifinal realizada no passado dia 24 de fevereiro, o que agradou as gentes de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, conforme O Ilhavense auscultou.
Com dez canções a concurso na primeira semifinal, ao lado dos Perpétua apuraram-se também as composições interpretadas por Rita Rocha, Nena, Iolanda, João Borsch e Noble. A segunda semifinal vai realizar-se no próximo sábado, dia 2, em que competirão outras dez canções.
Na final nacional, marcada para o próximo dia 9, as votações do júri serão feitas pelos representantes das sete regiões do país. A canção vencedora rumará a Malmö, na Suécia, para representar Portugal no 68º Festival Eurovisão da Canção, que acontece entre 7 e 11 de maio. Recorde-se que 2024 marca precisamente os 50 anos da vitória dos Abba, com ‘Waterloo’, o que lhes valeu o lançamento para a ribalta da música global. A Suécia já venceu a Eurovisão por sete vezes, sendo Loreen, com ‘Tattoo’, a mais recente conquista em 2023, depois de já ter vencido também em 2012 com ‘Euphoria’.
Depois de um 9º lugar em 2022 com a canção ‘Saudade’ de Maro, no ano passado Portugal ficou-se pela 23ª posição com ‘Ai Coração’ de Mimicat. Em 2017, Salvador Sobral conquistou o lugar cimeiro com ‘Amar Pelos Dois’.