O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realizou, esta quarta-feira, o Seminário Igualdade de Género no Desporto, onde o NEGE -Novo Estrela Gafanha da Encarnação, foi distinguido com uma menção honrosa para o seu projeto ‘Das 8 às 80’.

«Sentimo-nos extraordinariamente honrados por esta distinção, e muito felizes por termos sido parabenizados pessoalmente por representantes tão ilustres de Entidades Nacionais ligadas ao Desporto e à Juventude, membros do júri deste prémio», pode ler-se nas redes sociais do NEGE. «É muito bom saber que pequenos grandes clubes como o NEGE, podem ter tamanho reconhecimento por parte de Entidades desta dimensão», conclui.

O Seminário Igualdade de Género no Desporto visa refletir, em conjunto, sobre a promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto, divulgar boas práticas e entregar os prémios aos projetos que se distinguiram na 1.ª edição do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto «Desporto + Igual».

Este prémio é promovido em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

1.º classificado: Campanha «Desafia os números», da Federação Académica do Desporto Universitário;

2.º classificado: «Formação Executiva em Liderança Feminina no Desporto», da Federação Portuguesa de Futebol;

3.º classificado: «Descobre a atleta que há em ti», do COLGAIA – Clube de Desporto Escolar.

Foram ainda atribuídas as seguintes menções honrosas, sob proposta do júri:

«Política de Equidade de Género da Anram Boxing Spirit», da Associação António Ramalho Boxing Spirit;

«Girls On», do Clube A4;

«Das 8 às 80», do NEGE – Novo Estrela Gafanha da Encarnação;

«Ligas Betclic» da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Houve igualmente um painel de discussão subordinado ao tema «Promoção da participação das mulheres no Desporto – uma visão da Academia», que conta como oradores Dina Miragaia, investigadora responsável do projeto SportWomenEmpowermentPT da Universidade da Beira Interior e de Alan Ferreira, investigador do Instituto Politécnico de Santarém, responsável do projeto Município Ativo – Mais participação desportiva feminina no município de Peniche.

Foi ainda apresentado o Selo de Igualdade de Género do Desporto, destinado a entidades privadas com fins lucrativos que incentivem, promovam, implementem e/ou realizem, de forma continuada, boas práticas no contexto da promoção da igualdade de género na atividade física e no desporto.