Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, a discursar na sessão solene

As comemorações do Dia do Porto de Aveiro, que se realizaram no passado dia 3 de abril, começaram logo pela manhã com o descerramento de três placas toponímicas.

A Avenida de Estarreja, que invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja, a Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima, Diretor do Porto de Aveiro (1942-1963), e a Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa, Diretor do Porto de Aveiro (1963-1987), foram as toponímias atribuídas a três importantes artérias da área portuária.

A cerimónia de descerramento das placas contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e de familiares do Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima e do Eng.º João de Oliveira Barrosa.

No período da tarde, na sessão solene, foi inaugurada a exposição ‘Porto de Aveiro: História e Futuro’, que conta a história do Porto de Aveiro desde a fixação da Barra de Aveiro, que aconteceu a 3 de abril de 1808, até aos nossos dias, deixando alguns apontamentos sobre o futuro do porto.

Esta exposição encontra-se aberta ao público até ao próximo dia 6 de abril, no horário das 15 às 19 horas, no Edifício Ponte-Cais 12 (antigo Edifício do TEDP- Terminal Especializado de Descarga de Pescado), situado na Gafanha da Nazaré.

A sessão solene, que para além de um conjunto de convidados representantes de entidades oficiais, militares, comunidade portuária e demais agentes económicos, contou também com a presença dos Presidentes de Câmara dos municípios de Ílhavo, Aveiro, Murtosa, que acumula a Presidência da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Viseu e Guarda.

Durante a sessão foram ouvidas as intervenções de Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Rui Oliveira, em representação da Comunidade Portuária de Aveiro, Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

A sessão solene encerrou com uma palestra, proferida por Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, subordinada ao tema ‘Desenvolvimento Regional’.

As comemorações prolongam-se até ao próximo dia 7 de abril.