Um começou a cantar nos idos anos 70 acompanhando José Afonso, é apaixonado pelo sul e mantém-se fiel às suas origens alentejanas. Outro reinventa-se inspirado no cante alentejano e na cultura mediterrânica, avesso a chancelas que o confinem. Também colaborou com José Afonso. Numa iniciativa especial dos 50 anos da Universidade de Aveiro, os irmãos Vitorino e Janita cantam ‘Abril em Flor’ hoje, dia 22 de abril, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro Henrique Constância. A lotação está esgotada.
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta um concerto hoje, dia 22 de abril, às 21:30 horas, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), com dois nomes incontornáveis da música portuguesa das últimas décadas, Vitorino e Janita Salomé. Com direção do maestro convidado Henrique Constância, o programa inclui canções de José Afonso, dos dois cantores irmãos, que também são compositores, ou até canções populares.
Henrique Constância dirigiu a Jovem Orquestra Portuguesa na estreia nacional de ‘Between Trees’ (2021), da compositora norueguesa Kristine Tjøgersen, e subiu ao palco da Konzerthaus de Berlim, no festival Young Euro Classic, num concerto com transmissão em direto para a ARTE TV. Nas celebrações do centenário de Iannis Xenakis dirigiu a obra ‘Plëiades’, num concerto que contou com introdução pela filha do compositor Mâhki Xenakis. Em 2023, dirigiu ‘A Sagração da Primavera’, de Igor Stravinsky, com a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Companhia Nacional de Bailado, com coreografia original de Vaslav Nijinsky. Apresentou-se como maestro convidado com a Orquestra do Algarve e a Orquestra Filarmonia das Beiras. É Coordenador Artístico e Pedagógico do Festival e Academia Cidnay, em Santo Tirso, que conta com a presença de aclamados músicos nacionais e internacionais.
“Abril em Flor” – Vitorino, Janita Salomé, e Henrique Constância (maestro convidado) e Orquestra Filarmonia das Beiras. Com: Carlos Salomé (Guitarra); Rui Alves (Bateria); Inês Vaz (Acordeão); Sérgio Costa (Flauta); Guilherme Duque (Clarinete); Filipe Raposo (Piano e Arranjos). Hoje, dia 22 de abril de 2024; 21h30; Auditório Renato Araújo.
Este evento faz parte do programa comemorativo dos 50 anos da UA.