O livro ‘Redes sociais: ilusão, obsessão, manipulação’, da autoria de Joaquim Fialho, vai ser apresentado este sábado, 27 de abril, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Ílhavo. A iniciativa conta com a presença do investigador, professor e analista de redes sociais.
Este livro convida a uma viagem pelas transformações nas relações de sociabilidade provocadas pela penetração das redes sociais nas nossas vidas. O autor analisa os novos padrões de comportamento que daí emergem: a ilusão da felicidade, a obsessão por estar ligado e a ligeireza como somos manipulados pelos gigantes tecnológicos.
Trata-se de um ensaio sobre o uso excessivo de redes sociais como elemento de transformação nas relações humanas, indutor de comportamentos obsessivos e de uma sociedade tendente à infantilização e futilidade. Uma forma de falar da ilusão de liberdade, num mês em que se comemoram 50 anos do 25 de abril. Proporcionando uma visão critica sobre a ilusão, a obsessão e a manipulação que ocorre no mundo das redes sociais, este livro é uma leitura obrigatória para quem quer compreender o outro lado da vida nos ecossistemas digitais.
Neste mesmo dia, às 16:30 horas, realiza-se uma sessão especial da Hora do Conto, com o livro ‘Cuida bem de mim’, de Maria Inês de Almeida e Manel Cruz, no âmbito da comemoração do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de ílhavo.
Joaquim Fialho é professor no Instituto Superior de Gestão (Lisboa), é analista de redes sociais e investigador integrado do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada (CLISSIS).
Tem participado como conferencista em vários eventos, nacionais e internacionais, sobre redes sociais e estratégias de intervenção social. Coordenou o I e II Congresso Internacional de Redes Sociais, em 2017 e 2018. Participa como comentador sobre questões associadas a redes sociais em vários órgãos de comunicação social.