Celebra-se hoje, dia 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. uma data que serve para marcar a importância da defesa de uma imprensa livre.

António Guterres enfatiza, sete dia, a importância da defesa do jornalismo livre e lamenta a morte de jornalistas palestinianos na faixa de Gaza, destinatários do prémio de liberdade de imprensa da UNESCO neste dia.

O Papa Francisco recorda, também, como a liberdade de imprensa é “fundamental para distinguir a verdade da mentira” e para construir um “sentido crítico prudente”. Luís Montenegro recorda que é “um pilar fundamental da democracia”.

Várias vozes se têm juntado ao longo do dia reafirmando a importância deste valor cuja manutenção tem sido alvo de preocupação por parte dos jornalistas em todo o mundo, como foi recentemente evidenciado no 5º Congresso dos Jornalistas. A API (Associação Portuguesa de Imprensa), tem dado nota das dificuldades do setor e reivindicado uma maior atenção por parte do Estado no sentido de garantir condições para a sustentabilidade do jornalismo, em particular na imprensa local e regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here