O Município de Ílhavo apresentou o programa ‘Verão no Município de Ílhavo’ para os meses de junho, julho, agosto e setembro, em vários pontos do município, como o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, Barra, Costa Nova do Prado, Vista Alegre, Barra, Jardim Henriqueta Maia e centro histórico de Ílhavo, num investimento total de 800 mil euros da autarquia.
A Câmara Municipal de Ílhavo aposta em mais de 100 dias de festa para incrementar a atratividade turística, intensificar a vivência em comunidade, estimular a economia local e apoiar as Associações, conjugando património, oferta cultural e gastronomia.
«Com a nossa programação de verão, ambicionamos aumentar a atratividade turística do Município de Ílhavo, fazendo dele um território dinâmico e comprometido com a criação de riqueza, através da valorização dos negócios locais e do associativismo», sublinhou o presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo.
A iniciar o mês de junho, o Dia Mundial da Criança (1 de junho) será assinalado em família, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, com os espetáculos gratuitos da Ovelha Choné e SuperWings.
O Festival Rádio Faneca está de regresso ao Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 14 e 16 de junho, com concertos, projetos com a comunidade, jogos e oficinas para os mais novos, teatro e circo contemporâneo nos becos e uma rádio que emite em FM, online e ao vivo.
O programa ‘Maiores sobre Rodas’, dirigido a um universo de 850 seniores, será composto por quatro visitas culturais, tendo como novidade Teatro de Revista.
Chaves e Amarante, a 18 de junho; Alcobaça com almoço e animação, a 19 de junho, visita ao Porto e teatro ‘A Revista volta ao Porto, de Filipe La Feria’, a 19 e a 20 de junho, são as propostas exclusivamente para maiores de 65 anos e residentes no Município de Ílhavo. As inscrições irão decorrer de 13 a 22 de maio. Haverá ainda um passeio para ERPI, no dia 17 de junho, e outro para os aposentados da Câmara Municipal de Ílhavo.
Às tradicionais festas e romarias, juntam-se o Festival da Juventude ‘Mareato’ e festivais de gastronomia – Festival da Sardinha, Festival do Marisco e Festival do Bacalhau.
Este ano, o Mareato realiza-se de 28 a 30 de junho, na Costa Nova do Prado, e é fruto da auscultação que o Município de Ílhavo realizou aos jovens. O festival Mareato terá música com os Karetus e um Dj, stand up comedy com Carlos Vidal Marques. A Caravela Vera Cruz estará de volta ao Cais dos Bacalheiros, na Gafanha da Nazaré, entre 28 de junho e 7 de julho, num projeto que incluirá visitas e experiências de treino de mar.
Na sua programação desportiva, destaque para a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, a 29 de junho, a XV Travessia da Ria a Nado/X Aquatlo, no dia 30 de junho. Para os amantes de desportos radicais, a competição Mare Chalenge está agendada para 20 e 21 de julho, e a Neon Run, numa vertente mais lúdica, no dia 19 de julho, ambos na Praia da Barra.
Ainda em julho, o Ciclo Cais à Noite regressa ao Cais Criativo da Costa Nova a 26 de julho, 2 e 9 de agosto.
Os Festivais Gastronómicos voltam a marcar o verão no Município de Ílhavo, contando com um investimento de 460 mil euros. O Festival da Sardinha, em parceria com a APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro), realiza-se de 18 a 21 de julho, no relvado da Costa Nova. No mesmo local, de 1 a 4 de agosto, realiza-se o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.
O Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do Município de Ílhavo, realiza-se de 14 a 18 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré. Além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações do Município de Ílhavo, o grande atrativo deste festival são os concertos do Palco Estibordo: Vítor Kley, no dia 14 de agosto; Tony Carreira, a 15 de agosto; GNR, 16 de agosto; Áurea, a 17 de agosto; e Buba Espinho, a 18 de agosto.
O palco Bombordo irá receber a banda vencedora do Concurso ‘Bandas de Garagem’, cuja final está agendada para o próximo dia 18 de maio, às 19 horas, no Cais Criativo da Costa Nova.
No mês de setembro haverá ‘Cântico das Sereias’, nos dias 8, 15 e 22, no Cais Criativo da Costa Nova, Festival Cabelos Brancos com João Baião, nos dias 20 e 21 de setembro, na Casa da Cultura de Ílhavo, Adelaide Ferreira e ‘Para Sempre Marco’ (tributo a Marco Paulo), no Jardim Henriqueta Maia.
A Festa dos Bacalhoeiros, um encontro entre gerações de homens de todo o país que andaram ao bacalhau nas águas frias do Atlântico Norte, está agendada para o dia 28 de setembro.