Vespa 400

O ‘Moliceiro Vespa Clube’ vai estar representado na 30.ª edição da Automobilia, que decorrerá nos Parque de Exposição de Aveiro, já no próximo fim de semana.

Este ano, e, pela primeira vez em Aveiro, o clube ilhavense vai apresentar a ‘Vespa 400’, naquele que é um marco importante para os amantes da mítica marca Piaggio e em especial do modelo Vespa.

O modelo Vespa não é só motociclos. Fez uma incursão pelo ramo automóvel, pela aeronáutica e pela náutica, com o seu motor fora de borda, em 1952, com ‘Vespa Moscone’.

A Piaggio começou muito cedo a alargar a sua gama, mesmo no domínio dos transportes leves, logo após o nascimento da Vespa, em 1946. Dois anos depois começou a produção de uma viatura de três rodas, chamada Ape (que significa Abelha em italiano), derivada da scooter. Ainda hoje, é um veículo bastante acarinhado e desejado por muitos apaixonados pela modelo ‘Vespa’.

Na aeronáutica com o seu helicóptero ‘Vespa Alpha’, veículo apareceu no filme ‘Dick Smart, Agent 2007’, estrelado por Richard Wyler, Margaret Lee, Rosanna Tapados. Para este filme, a Vespa 180 Super Sport foi transformada pela Piaggio e pela fábrica inglesa Alpha Willis para correr na estrada, voar como um helicóptero, navegar e mergulhar como um submarino.

Mas foi, pela metade dos anos 50 do século XX, que todas as indústrias europeias pensavam na produção no desenvolvimento e produção de micro veículos. Também a Piaggio acreditou no futuro e desenvolveu uma ‘Vespa’ a 4 rodas, o ‘Vespa 400’, com um motor com 2 cilindros a 2 tempos e com uma cilindrada de 393 cm3 a 3 mudanças.

O pequeno ‘Vespa 400’ encontrou um discreto sucesso comercial, tanto que foram vendidas 34.000 exemplares entre 1957 e 1961. Mas só 100 foram para Itália, dado que foram produzidas em França, pela L’ACMA, a filial francesa da Piaggio.