(PUB)

Imagine aproveitar as fontes naturais mais inusitadas para garantir o fornecimento de um gás similar ao gás natural para milhares de clientes.

De facto, resolver as necessidades energéticas de forma limpa e amiga do ambiente é a missão da Goldenergy.

E é com foco nesta missão que esta comercializadora se juntou à Axpo para apostar na produção de Biometano.

Com este novo projeto, vai ser recolhido estrume de 2600 vacas de uma exploração agrícola de Vila do Conde, que vai fornecer gás natural a três mil casas.

Mas como e quando isto irá acontecer? Continue a leitura e descubra tudo sobre este projeto inovador.

Saiba mais sobre o projeto de Biometano da Axpo e da Goldenergy

Cada vez mais, a sustentabilidade e a produção de energias renováveis são temas importantes para a economia portuguesa.

A pensar no futuro do planeta, a Axpo marcou a entrada no mercado português do Biometano com um projeto inovador.

O seu investimento está estimado em 8 milhões de euros e contribuirá para a diminuição da pegada de carbono da atividade pecuária.

Isto será possível através da construção de uma central de produção de biometano em Guilhabreu, Vila do Conde, que deve ficar pronta no último trimestre de 2025.

Ambas as empresas, Goldenergy e Axpo, vão tornar este projeto realidade com a ajuda de 2600 vacas da exploração agrícola Teixeira do Batel.

Dessa forma, será possível garantir o fornecimento de biometano para cerca de 3.000 clientes, com uma previsão de produção superior a 15 GWh por ano.

Numa segunda fase do projeto, a central poderá ser aberta a outros produtores de leite da região, de modo a expandir o fornecimento de gás natural.

De acordo com a Axpo, após a ativação desta Central de Produção de Biometano em Portugal, o objetivo será alcançar uma produção total de até 1 TWh na Península Ibérica a médio prazo.

Como será produzido o biometano?

Estima-se que 14% do metano a nível global é produzido pelas vacas. Este gás é emitido quando as vacas arrotam e exalam durante a ruminação.

O grande problema é que o metano é responsável por mais de 25% do aquecimento global. Este gás retém até mais calor na atmosfera do que o dióxido de carbono (CO2).

Portanto, aproveitar o metano gerado pelas vacas para produzir biometano, uma fonte de energia limpa e renovável que substitui o gás natural, é uma excelente ideia.

A pensar nisto, a Goldenergy e a Axpo decidiram aproveitar o estrume das vacas para alimentar esta central de geração de biometano.

Para isso, vão ser instalados dois biodigestores que vão coletar o chorume para a retirada do biogás.

Posteriormente, este será armazenado em fase líquida ou sólida, para depois ser utilizado novamente nos terrenos.

Tudo isto sem mau cheiro e, mais importante, sem libertar o metano para a atmosfera. É ou não é uma excelente iniciativa?

Economia circular e sustentabilidade

O CEO da Goldenergy, Miguel Checa, destacou a importância dos gases de origem renovável para a descarbonização e o cumprimento das metas de consumo de energia renovável.

Porque a aquisição do Biometano representa uma aposta na sustentabilidade e no desenvolvimento da economia circular no país, com a geração de emprego no interior.

O CEO da Axpo, Ignacio Soneira, alerta para o facto de que, sem tratamento adequado, os resíduos das vacas geram impactos negativos no solo, na água e na atmosfera.

Mas com a conversão do metano em biometano, é possível criar uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada tanto localmente como injetada na rede nacional.

Aposte nas boas energias da Goldenergy

Se já conhece a Goldenergy, sabe que esta comercializadora tem conquistado destaque entre as concorrentes do mercado livre de eletricidade pela sua aposta na sustentabilidade.

De facto, a Goldenergy comercializa eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis e também comercializa painéis solares para quem quer apostar no autoconsumo.

Portanto, se quer tornar o seu dia a dia mais sustentável, aposte nas boas energias da Goldenergy.

Ligue para 808 205 005 ou 259 348 634 e contrate a Goldenergy para a sua casa ou empresa. Porque o amanhã se constrói com as boas escolhas de hoje!