O astronauta Marcos Pontes, o primeiro e até hoje o único astronauta brasileiro, vai estar na Universidade de Aveiro (UA), no dia 13 de junho, para partilhar a sua experiência de viagem ao espaço. O astronauta e o painel de convidados vão refletir sobre a importância da tecnologia e da formação para a Exploração Espacial, nomeadamente através da Engenharia Aeroespacial na UA. A palestra tem início às 17 horas, no Auditório da Reitoria da UA, com entrada é livre.

Para além de Marcos Pontes, o painel conta com mais quatro oradores: Adriano Teixeira, Secretário da Educação de Passo Fundo; Rui Moura, Professor Associado na UA; Pedro Casau, docente e diretor do Mestrado em Engenharia Aeroespacial da UA; e Maria Neto, embaixadora “Astronauta por um dia” e aluna de Engenharia Aeroespacial. A abertura do evento conta com a presença de Artur Silva, Vice-Reitor da UA, e a moderação da conversa será assegurada por Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Marcos Pontes participou na “Missão Centenário”, em homenagem às comemorações dos 100 anos do voo de Santos Dumont. Em 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com um conjunto de experiências científicas para realizar em ambiente de microgravidade. Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, é atualmente senador por São Paulo e acredita no desenvolvimento do país através da educação e da inovação.

A palestra “A importância da tecnologia e da formação para a Exploração Espacial” acontece no âmbito do programa do 2º Seminário Luso Brasileiro de Educação e Tecnologia, que iniciou a 11 de junho e decorre até 14 de junho.