Foto: CMI

No âmbito da celebração dos 200 anos da Fábrica da Vista Alegre, a Biblioteca Municipal de Ílhavo apresenta a exposição “Peças Literárias Vista Alegre”, patente até 3 de agosto, que coloca em relevo a arte gráfica das porcelanas, inspirada no diálogo entre as peças artísticas e a literatura.

Nos livros infantojuvenis, «cuja componente visual é predominante» como destaca a nota de imprensa, encontram-se vários títulos, como “Quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, “Era uma vez um cão” de Adélia Carvalho e João Vaz de Carvalho, e “Chá, Café e etc.” de Rui Reininho e Marta Madureira.

Com edições especiais e exclusivas da Vista Alegre, estão em exposição as peças e os livros “A viagem do elefante” de José Saramago por David Almeida, “A paixão segundo G. H.” de Clarice Lispector e Mariana Clemente, e a “Enciclopédia da Estória Universal” de Afonso Cruz e Maria João Lima. É ainda possível apreciar peças sobre Fernando Pessoa na ótica de André Carrilho e de Gonçalo Viana, os Heterónimos por Catarina Pestana, e a coleção original e inédita de 46 chávenas de café “Bode Inspiratório”.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo tem também patente uma exposição de ilustração intitulada “50 Anos do 25 de Abril”, composta por 11 ilustrações evocativas dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Esta exposição é promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) através da sua Rede de Bibliotecas.

Sendo 2024 o ano do V Centenário do nascimento de Camões, a Biblioteca Municipal apresenta também uma mostra documental para comemorar aquele que é o expoente máximo da História da Literatura e da Língua Portuguesa. Nesta mostra documental, patente até 29 de junho, apresentam-se diversos documentos referentes ao poeta.

As exposições e mostra bibliográfica podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h30. A entrada é livre. As visitas guiadas requerem marcação prévia obrigatória.