O Município de Ílhavo assinou, no passado dia 21, os contratos para a reabilitação da Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré, Escola Básica José Ferreira Pinto Basto e Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo.
De um montante global candidato de 22.846.852,65 euros, incluindo IVA, o Município de Ílhavo garantiu um financiamento total de 18.742.157,16 euros, de um total de cerca de 124 milhões de euros atribuídos à Região Centro. Ílhavo destaca-se como o único município a assegurar a aprovação de três candidaturas.
Para a Escola Básica Professor Fernando Martins, foi aprovado um financiamento de cerca de 3.5 milhões de euros, para Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, um montante próximo dos 6 milhões de euros, e para a Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, que representa o maior investimento, um valor superior a 9 milhões de euros.
Os projetos apresentados são estruturais para o Município de Ílhavo e permitirão vir a dar resposta a falhas graves em cada um destes edifícios, agravadas pelo protelar, ao longo do tempo, das suas necessidades de manutenção. Nas candidaturas foi possível incluir mais rúbricas do que as inicialmente previstas, nomeadamente no que respeita a mobiliário e equipamentos.
As três escolas passarão a estar dotadas de melhores instalações, mais confortáveis e mais eficientes, que promoverão uma melhor e mais extensa oferta pedagógica. Serão ainda proporcionadas melhores condições a toda a comunidade educativa, que diariamente desenvolve as suas atividades nestes espaços.
Desde 2021 que a Educação tem sido priorizada no âmbito dos investimentos municipais, onde já foi aplicado mais de 1 milhão de euros na reabilitação e manutenção dos vários edifícios escolares, além de outros importantes investimentos, nomeadamente relativos ao apoio ao estudo, às atividades de promoção da aprendizagem, aos protocolos de cooperação com as associações de pais, aos transportes, a alimentação, e outras necessidades. Acrescem-se ainda os investimentos em curso na construção de uma nova creche e na Mobilidade, com enfoque nas escolas, na melhoria das condições de segurança e construção de novas vias estruturantes nas imediações das escolas, que já representam um investimento superior a 600 mil euros.
O Município de Ílhavo, após garantir importantes valores de financiamento, via PRR, para a áreas da Saúde e da Habitação, dá mais um importante passo na garantia de melhores condições para a sua comunidade, desta vez na área da Educação.
A cerimónia decorreu no auditório da CCDRC e contou com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, e com o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.