O Município de Ílhavo e a CERCIAV – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro assinaram hoje, 27 de junho, o Protocolo de Continuidade e Atualização de Colaboração, no âmbito de uma ação conjunta de valorização e integração de pessoas com deficiência ou incapacidades.
Este protocolo, celebrado nas instalações da CERCIAV, na Senhora dos Campos, em Ílhavo, visa expandir as atividades para novas áreas e melhorar os resultados e compromissos estabelecidos em 2010.
No âmbito da integração ocupacional, o protocolo prevê a continuação das atividades de limpeza ambiental da ‘Brigada Verde’ em espaços do Município de Ílhavo, incluindo novas áreas prioritárias, bem como a separação e deposição dos resíduos recolhidos em ecopontos locais ou no Ecocentro Municipal.
Ao Município de Ílhavo caberá divulgar as atividades da Brigada Verde através dos seus meios de comunicação, fornecer materiais e equipamentos necessários para a realização das atividades de limpeza, disponibilizar a piscina municipal para natação terapêutica/hidroterapia e atribuir cartões de livre-trânsito para as pessoas apoiadas e seus familiares.
A CERCIAV compromete-se a disponibilizar colaboradores para acompanhar as pessoas apoiadas e supervisionar as tarefas de limpeza, bem como continuar a disponibilizar os veículos de serviço da Instituição para a realização das atividades.
A sessão de assinatura do protocolo serviu de mote para a entrega das verbas de responsabilidade social relativas a 2021, 2022 e 2023, provenientes da recolha seletiva de peças de vestuário e calçado usadas, numa parceria da Câmara Municipal de Ílhavo com a empresa Wippytex.
O Centro Paroquial Associação Formação D. Manuel Trindade Salgueiro recebeu 1.426,00 euros, fruto da recolha de 35.653 kg em 2021; o Centro Social Padre José Kentenich recebeu 1.379,52 euros, resultantes da recolha de 34.488 kg em 2022; e a CERCIAV recebeu 2.195,10 euros como resultado da recolha de 43.908 kg em 2023.
O Município de Ílhavo continua a apostar na separação dos resíduos, promovendo a reutilização de peças de vestuário e reduzindo os resíduos não separados. Existem atualmente 25 contentores de recolha de roupa no Município de Ílhavo, distribuídos pelas quatro freguesias do município: São Salvador, Ílhavo (11), Gafanha da Nazaré (8), Gafanha da Encarnação (5) e Gafanha do Carmo (1). A localização dos contentores pode ser consultada no website do município.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, destacou «o importante reforço da rede municipal de contentores com a instalação, em 2023, de seis novos equipamentos» e reafirmou o compromisso do Município de Ílhavo com a inclusão e a sustentabilidade, esperando continuar a alcançar resultados positivos para a comunidade.