Foto: PS/Ílhavo

Em recente reunião de Assembleia Municipal, Diana Gandarinho, deputada municipal do Partido Socialista de Ílhavo, interpelou o presidente da Câmara, João Campolargo, sobre o que diz serem «retrocessos evidentes» durante o presente mandato em relação às políticas de proteção animal, «com prejuízos cada vez mais difíceis de refutar» para a saúde pública, a saúde dos animais, a tranquilidade da comunidade e dos ativistas da causa animal.

A deputada socialista referiu que «é necessário compromisso com soluções que atuem na fonte do problema – como o apoio à esterilização – e a criação de um trabalho em rede eficaz que envolva CROACI, associações, protetores independentes e cidadãos voluntários».

A mesma representante socialista relembrou que, «ano após ano, a reprodução de animais de companhia continua a gerar abandono, e a reprodução de animais de rua continua a agravar o problema».

Diana Gandarinho alertou também para a «falta de capacidade de resposta» do município, sendo que o «Centro de Recolha Oficial de Animais (CROACI) e as associações de proteção animal não têm condições para acolher mais animais, nem conseguem prestar auxílio ao número crescente de cidadãos que pedem ajuda».

Por fim, Diana Gandarinho reparou ainda que «há três anos que não são feitas campanhas de esterilização de animais de companhia pela Câmara Municipal, e aparentemente também não existem campanhas de esterilização e devolução de animais de rua».