Para além das 40 vagas disponíveis para o Mestrado Integrado em Medicina que vai estrear já no ano letivo 2024/2025, a Universidade de Aveiro (UA) tem mais 2345 vagas disponíveis para o primeiro ciclo de estudos (licenciaturas), destinando-se 2293 ao Regime Geral de Acesso ao Ensino Superior e 52 ao Concurso Local para a Licenciatura em Música.

O Mestrado Integrado em Medicina é a grande aposta da UA para o ano letivo que se avizinha. 

Para além deste curso, das 56 licenciaturas a concurso, 38 dizem respeito ao Ensino Universitário e 18 ao Ensino Politécnico ministrado na UA (6 licenciaturas no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, 6 licenciaturas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, 4 licenciaturas na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e 2 licenciaturas na Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro-Norte)

De entre as 55 licenciaturas, destaque o reforço do número de vagas disponibilizadas na área das competências digitais para o próximo ano letivo nas licenciaturas em Multimédia e Tecnologias da Comunicação, da Eletrónica e Mecânica Industrial. A licenciatura em Engenharia Aeroespacial, enquadrada no âmbito do Impulso Jovens STEAM, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foi também reforçada em 5 vagas.

A UA reforçou as vagas na Licenciatura em Educação Básica, face a 2023/2024, em conformidade com as políticas de reforço da formação de Professores.

O prazo para a apresentação da candidatura à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (Regime Geral) decorre de 22 de julho a 5 de agosto.