Foto: Águas de Portugal

A Águas do Centro Litoral (AdCL) já concluiu a empreitada, de mais de 1 milhão de euros, que teve como objetivo a alteração do arejamento da ETAR de Ílhavo, aumentando a eficiência energética da instalação.

A empreitada, executada pela NBS Engenharia e Construção S.A. e fiscalizada pela TUU – Building Design Management, Lda., visou a substituição do sistema de arejamento da ETAR de Ílhavo por difusores de bolha fina. Esta alteração tem como principal objetivo assegurar o cumprimento das exigências da licença de descarga, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência energética da instalação.

A opção por difusores de bolha fina tem a grande vantagem de, devido à maior eficiência dos difusores, permitir fornecer o oxigénio necessário com compressores com potência muito inferior à que seria necessário instalar se se mantivesse o funcionamento com turbinas. Poderá eventualmente haver redução do consumo específico, uma vez que há uma relação mais direta entre caudal de ar e teores de oxigénio dissolvido, o que permite o uso eficaz de variadores de velocidade (VEV) na modulação do caudal de ar necessário em função das necessidades do processo.

A AdCL vai apresentar a conclusão desta empreitada do arejamento da ETAR de Ílhavo na próxima segunda-feira, dia 29 de julho, pelas 15 horas.