A Festa em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes foi anunciada para os próximos dias 30 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, na Igreja Matriz de Ílhavo, no Jardim Henriqueta Maia e no Cais da Malhada.

Este ano, a festa apresenta uma novidade, com a introdução do Festival ‘Bamos à Ilha-Avô’, que promete trazer um novo dinamismo ao evento, especialmente no Jardim Henriqueta Maia, onde a comunidade poderá desfrutar de um ambiente repleto de atividades.

O Festival ‘Bamos à Ilha-Avô’ contará com a participação de diversas associações locais, que dinamizarão tabernas, oferecendo uma variedade de iguarias tradicionais. Além disso, haverá uma mostra de artesanato com artesãos de Ílhavo e do distrito de Aveiro. A programação do festival é muito diversificada e inclui atividades musicais, lúdicas, tradicionais e desportivas que prometem entreter visitantes de todas as idades.

Programação do Festival

A abertura do festival será marcada pela apresentação da jovem artista Victoria Nicole, que se destacou ao vencer este ano o programa juvenil da RTP, The Voice Kids. Em seguida, na Igreja Matriz de Ílhavo, decorrerá 3.ª edição do Concerto Tributo ao Senhor Jesus dos Navegantes, com a participação de artistas ilhavenses como Mariela Nunez, Leonor Oliveira, João Fradinho, António Justiça, Adélio Simões e André Imaginário, além do coro juvenil da Escola de Música Serenata. Para finalizar a noite de sexta-feira, o artista Nuno Norte, vencedor da primeira edição do concurso Ídolos da SIC, juntamente com a sua banda.

Para sábado, está marcada a III Campanha da Confraria do Senhor Jesus dos Navegantes, atividade que permite aos visitantes explorar as tradições religiosas, marítimas e culturais, destacando a riqueza territorial, histórica e o espírito ilhavense. No final do dia, teremos o 38.º Festival de Rancho Folclórico da Casa do Povo, seguido do DJ Blytz, que encerrará a noite.

No domingo, a tradicional procissão vai percorrer as ruas de Ílhavo, enquanto à noite, a banda FAX e um espetáculo de fogo de artifício na zona do Cais da Malhada, tendo o rio Boco como pano de fundo, vão terminar o dia.

Na segunda-feira, as festividades continuam com jogos aquáticos e tradicionais, organizados pela Associação Clube Natureza e Aventura de Ílhavo e pelo Grupo Jovens em Campo. Para encerrar a noite, a banda Alto Potencial e o artista Belito Campos prometem um espetáculo que reunirá talentos locais e nacionais, promovendo a cultura musical.

Programação Religiosa

A par destas festividades, decorre todo um programa religioso.

A Igreja Matriz de Ílhavo apresentará a exposição do andor, que será levado por dez homens na procissão de domingo. As missas nos dias da festa serão dinamizadas pelo Grupo de Jovens em Campo, pela Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova e pelo Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

«A realização deste evento só é possível graças ao apoio e parceria de várias entidades locais, incluindo a Câmara Municipal de Ílhavo, a Junta de Freguesia de São-Salvador, a Associação Amigos da Malhada da Carvalheira; a Confraria Camoniana; Os Baldas; os Cardadores de Vale de Ílhavo; o Grupo de Jovens em Campo; a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo; o CNAI e o Rancho da Casa do Povo. A colaboração destas associações é essencial para o sucesso da festa, ao proporcionarem um programa rico e variado», explica em comunicado a Confraria Senhor Jesus dos Navegantes de Ílhavo, que organiza a festa, lançando o convite a «toda a comunidade e visitantes a juntarem-se a nós nesta celebração especial. Venham viver momentos de alegria, tradição e cultura na Festa em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes e no Festival ‘Bamos à Ilha-Avô’».