O município de Ílhavo apresentou, nas instalações dos Pilotos da Barra, o estudo prévio para o novo Parque Urbano da Boca da Barra.
O estudo prévio apresentado, da autoria do arquiteto Ricardo Vieira de Melo, prevê a requalificação da zona mais a Norte da Praia da Barra, numa área de três hectares ao longo da marginal da ria, propriedade do Porto de Aveiro. O objetivo da intervenção passa pela transformação de toda a área num extenso corredor verde dotado de equipamentos de desporto e lazer.
Prevê-se a beneficiação do caminho ribeirinho pedonal existente com o seu alargamento e a criação de uma ciclovia independente com corredores dedicados. O espaço verde funcionará como uma zona de transição entre a ria, a partir do passeio marginal, e a zona edificada da Praia da Barra, proporcionando, simultaneamente, uma zona de proteção face ao arruamento existente. Prevê-se também a instalação de dois equipamentos de apoio para restauração, bem como um parque infantil e um parque juvenil. Está ainda prevista a instalação de iluminação rasteira.
Os dois equipamentos desportivos já existentes, que foram reabilitados nos últimos dois meses pela autarquia ilhavense, representam um investimento superior a 120 mil euros. Um dos campos de jogos existente foi reabilitado, permitindo a prática de futebol ou andebol, e o segundo equipamento, que se encontrava muito degradado e sem uma função bem definida, foi transformado num skatepark.
Sabe-se que a Av. Infante D. Henrique também será intervencionada, com o reforço do número de lugares de estacionamento, mantendo-se a zona exclusiva para autocaravanas e criando-se um estacionamento exclusivo para autocarros.
A Administração do Porto de Aveiro concessionará o espaço ao município de Ílhavo, à semelhança do protocolo vigente para o Jardim Oudinot, ficando o investimento da execução do projeto, num valor estimado próximo de 500 mil euros, a cargo do município. Após a intervenção, o parque assumirá o nome do Engenheiro Luís Gomes de Carvalho, que, a par de Reinaldo Oudinot, foi responsável pela obra de abertura e fixação da barra de Aveiro, em 1808.
A autarquia sublinha que «este novo Parque Urbano será uma zona verde urbana dotada das valências essenciais para que possa ser efetivamente vivenciada por todos, criando um espaço multigeracional, que promoverá a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que habitam e visitam a Praia da Barra, dotando o Município de Ílhavo de mais um espaço de lazer de excelência. A área até agora descuidada e com uma imagem pouco agradável, após uma intervenção que lhe conferirá uma imagem renovada, requalificada e de grande qualidade, passará também a dar as boas-vindas a quem chega ao Município de Ílhavo por via marítima».