Miguel Monteiro, formado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro (UA), conquistou a primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ao bater o recorde paralímpico do lançamento do peso, com a marca de 11,21 metros. O atleta, que já tinha o recorde mundial, disse estar muito feliz e que esta conquista é a recompensa de «meses e anos de muito trabalho».
Foi um domingo de ouro para Portugal. O dia começou com a conquista da primeira medalha de ouro nos Paralímpicos de Paris pelo atleta Miguel Monteiro, que bateu o recorde paralímpico no lançamento do peso. O estudante da Universidade de Aveiro (UA) já tinha ganho o bronze nos paralímpicos de Tóquio 2020 e agora, quatro anos depois, voltou a subir ao pódio para receber o ouro. O concurso foi liderado pelo atleta português, seguindo-se o mongol Battulga Tsegmid com 11, 09 metros e o iraquiano Garrah Tnaiash com 11,03 metros.
De recordar que Miguel Monteiro, treinado por João Mendes, tinha conquistado recentemente a medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo em Pista Coberta, onde estabeleceu um novo recorde nacional universitário.