Os equinōcio disponibilizaram o aguardado álbum de estreia ‘Solstício’. O primeiro disco da dupla formada por Beatriz Capote e Diogo Santos – reconhecida nacional e internacionalmente pela fusão de pop, folk, jazz e world music – apresenta 11 temas sobre a mente, o processo criativo e questões sociais e psicológicas, que contam com colaborações de INÊS APENAS, O Marta, RAFAÉLLA e himalion.

«Ao contrário de um equinócio, um ‘Solstício’ representa as estações caracterizadas pela maior presença de festividades e celebrações: o verão e o inverno. O próprio álbum é uma celebração de tudo o que este projeto nos trouxe e um agradecimento musical a tudo e todos os que nos fizeram crescer», contam os equinōcio. Também estas «canções continuam a debruçar-se sobre a mente do artista, sobre o processo criativo e sobre questões sociais e psicológicas que nos condicionam diariamente», contam Beatriz Capote e Diogo Santos.

‘Solstício’ é acompanhado pelo novo single ‘Marcha à Ré’, um dueto com O Marta. A banda conta que a escolha do tema para dar destaque ao álbum «foi muito fácil, pela maneira como o nosso querido O Marta retrata de uma forma leve e animada a vida de uma senhora que, encurralada pelas suas escolhas de vida, decide abandonar as suas velhas crenças e abraçar a felicidade que é a quebra de padrões antigos».

O álbum ‘Solstício’ é considerado pelos equinōcio como um espelho do primeiro EP, ‘Metamorfose’, de 2022, uma vez que muitas das faixas são uma reflexão e uma continuação das primeiras canções.

«O tema ‘Moreno’, por exemplo, era a única “bossa” do nosso primeiro EP e acabou por inspirar três novos temas e ‘Providence’ é um souvenir musical da nossa visita aos Estados Unidos e encapsula vários bons momentos e influências que ocorreram durante a semana da edição de 2023 dos prémios IPMA – International Portuguese Music Awards – e da nossa vitória com o tema ‘Dentro de Mim [na categoria “Best Traditional Performance”]. Por sua vez, o primeiro tema do álbum, ‘Sã’, faz um especial paralelo com o ‘Dentro de Mim’. É uma canção de caráter reflexivo, que aborda o processo de reconhecimento e aceitação de condições físicas e/ou mentais que nos podem fazer sentir frágeis e impotentes. Ambos com uma construção semelhante, o seu desenvolvimento leva à libertação, do dentro para fora. É como se os próprios temas representassem em si o processo de cura», conta a dupla. 

‘Solstício’, o álbum de estreia dos equinōcio, inclui, ainda, os singles previamente editados ‘Bem Educada’, em colaboração com INÊS APENAS, ‘Púrpura’, com RAFAÉLLA, ‘Luminescence’, ‘equibossa’, ‘Não Quero Saber’ e ‘Providence’. O LP já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. 

Para ouvir o álbum ‘Solstício’: https://ffm.to/solsticio

Ouça o single ‘Marcha à Ré’: