Gisela João

O 23 Milhas já revelou a programação cultural para o último trimestre de 2024, com destaque para os concertos de Dino d’Santiago e Gisela João, o espetáculo “Pas d’Agitation” de Olga Roriz, duas atuações especiais da Orquestra Filarmónica Gafanhense, o projeto de comunidade “Pé na Terra, Cabeça no (M)ar” e os festivais Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo e LEME.

Outubro arranca com “Terminal (O Estado do Mundo)” (5 outubro), da Companhia Formiga Atómica, que apresenta um espetáculo de teatro sobre o tema das alterações climáticas no contexto da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Segue-se “Pas d’Agitation” (11 outubro), da coreógrafa Olga Roriz, que apresenta esta encomenda da Universidade de Aveiro nas comemorações do 50º aniversário da Academia. Depois, a Casa da Cultura acolhe “Pé na Terra, Cabeça no (M)ar” (19 outubro), espetáculo de comunidade orientado pela atriz e criadora Mafalda Saloio, que reúne grupos folclóricos do município de Ílhavo em torno da dança.

Mantendo-se a parceria com a Universidade de Aveiro, o município recebe mais uma edição dos Festivais de Outono, que apresentam “Vocal Ensemble – Música Reservada” (24 outubro), na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, e “Camerata Nov’Arte – Canção da Terra, Melodia da Humanidade” (15 novembro), na Casa da Cultura de Ílhavo.

Ainda em novembro, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe “Noite de Verão” (8 de novembro) de Luís Mestre/Teatro Nova Europa, o concerto “Pássaro de Fogo” (10 novembro) da Orquestra Filarmónica Gafanhense, e a Noite Europeia do Circo (16 novembro), que avança a criação deste ano do festival LEME, do criador João Pataco. O concerto do aniversário do CASCI inclui Gisela João (17 novembro). Dino d’Santiago, que acaba de ser nomeado para um Grammy Latino, apresenta-se na Casa da Cultura (23 novembro).

O Planteia suspende a sua atividade, no período de hibernação, com o Plantio de Outono (20 outubro), mas nota ainda para a oficina Farmácia Herbal para o Inverno (19 de outubro), com Carla Ladeira, e o espetáculo “As Ideias são como as Sementes” da Associação Quinta Oficina.

A Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo acontece entre os dias 1 e 3 de novembro, com direito a concerto especial pré-Milha da Orquestra Filarmónica Gafanhense. O LEME – Festival de Circo Contemporâneo regressa de 5 a 8 de dezembro.

Neste trimestre, a Casa da Cultura acolhe a exposição “50 Objetos de Conhecimento” da Universidade de Aveiro, inserida no seu aniversário. Na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré pode ver-se “50 Pedras pela Liberdade”, de Ernesto Matos & Amigos, de 5 a 26 de outubro. Ambas têm entrada gratuita.