A Filarmónica Gafanhense preparou dois concertos para o último trimestre de 2024 com temáticas diferentes. ‘Todos os nossos dias, Abril’ realiza-se no dia 27 de outubro, pelas 16 horas, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, e insere-se no contexto das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.
Serão interpretadas recomposições orquestrais de temas de Zeca Afonso, Brigada Victor Jara, Toques do Caramulo, Júlio Pereira, Sérgio Godinho, Fausto Bordalo Dias, Jorge Palma, Lena D’Água, Camané e Vitorino.
Este concerto também vai assinalar o aniversário da Filarmónica Gafanhense.
No dia 10 de novembro, pelas 16 horas, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe uma parceria entre a Orquestra Filarmónica Gafanhense e o 23 Milhas, que propõe um programa centrado na obra ‘Pássaro de Fogo’, do compositor Igor Stravinsky, sendo apresentada uma performance interdisciplinar com a participação do artista visual João Rapozo.
Estreada em 1910 em Paris, esta composição para bailado marca o caminho do sucesso por parte do compositor na capital francesa e no contexto dos Ballets Russes de Sergei Diaghilev. Como parte do programa será também interpretada ‘Ecstatic Fanfarre’, de Steven Bryant, numa alusão entre Estático e Movimento. O Homem que aprendeu a dar significado aos seus próprios movimentos, desde o involuntário ao coreográfico consciente, como num bailado, para a construção de significados.