O Festival de Teatro João d’Almeida, organizado pelo Grupo de Teatro Ribalta, vai ter início amanhã, dia 5, no Laboratório das Ideias – Teatro da Vista Alegre, às 21:30 horas, com a peça ‘A família Penetra’, do Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim.
No próximo sábado, dia 12, é a vez do Teatro à Sexta , de Viana do Castelo, com a peça ‘Call Center’.
Uma semana depois, dia 19, de Vila Nova de Gaia, a Associação Cultural e Recreativa ‘Os Amigos Vilarenses’, com a peça ‘Uma bomba chamada Etelvina’, de Henrique Santana.
No dia 2 de novembro, o Grupo de Teatro Ribalta volta a apresentar a peça que estreou no Bicentenário da Vista Alegre, ‘200 Anos – Por baixo da História’.
No dia 9 de novembro, o Festival termina com o Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro, com a peça ‘O Velório’.
Este festival tem o nome de João d’Almeida em homenagem ao histórico encenador do grupo. João d’Almeida, figura da Vista Alegre, homem das artes, das letras e dos palcos. Da poesia à pintura, passando obrigatoriamente pelo teatro, onde se estreou com apenas 9 anos, João Esteves de Almeida foi encenador, ator, poeta, pintor, escreveu, dirigiu e encenou. Foi por iniciativa do “mestre”, como ainda hoje é referido por muitos dos que com ele privaram, que o grupo não só deixou cair a antiga denominação – Grupo Cénico da Fábrica da Vista Alegre –, passando a adotar o nome Grupo de Teatro Ribalta, mas também conseguiu tornar-se autónomo, aprovando estatutos próprios. João d’Almeida viria a falecer em 2015, mas a sua marca continua bem viva no Ribalta, no lugar e nas gentes da Vista Alegre.
Os bilhetes estarão disponíveis nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e em bol.pt.