A Câmara Municipal de Ílhavo apresentou a programação para os últimos três meses do ano, voltada para a valorização das pessoas mais velhas. As atividades serão realizadas em três espaços municipais dedicados à população mais velha, promovendo o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento pessoal.

A ‘Sala de Estar’, sedeada no Edifico Sócio Educativo, irá abrir no dia 8 de novembro, para dar uma resposta específica à população da freguesia da Gafanha da Encarnação, complementando as iniciativas já existentes no Laboratório do Envelhecimento e no Fórum Maior Idade.

Com a ativação da ‘Sala de Estar’, na Gafanha da Encarnação, a Câmara Municipal de Ílhavo mobiliza a população mais velha da freguesia, assegurando o funcionamento do espaço às sextas-feiras, com foco nos programas ‘Maiores On’, programa de inclusão digital; e ‘Maiores na Mente’, sessões de treino cognitivo.

No que diz respeito ao Laboratório do Envelhecimento, nomeadamente no eixo da Investigação, destaque para o ‘Programa de Co-Criação para a Inclusão Social: Friend’, numa parceria com a Cooperativa Aproximar, que tem como objetivo fortalecer as relações interpessoais entre adultos mais velhos e promover a inclusão social. Outras iniciativas incluem a ‘Tradução, adaptação e validação da escala de solidão de Jong Giervedl para a população idosa portuguesa’, cuja entidade responsável é a Universidade de Aveiro. A 9 de novembro, pelas 10:30 horas, no Laboratório do Envelhecimento convida-se à participação na rubrica ‘Palavra de Investigação’, para um encontro com as investigadoras Ana Lúcia Santos e Mara Pieri, do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, durante o qual se irá sensibilizar para a diversidade no envelhecimento.

No eixo do Conhecimento, destaca-se o programa ‘Cuidar de Mim para Cuidar do Outro’, uma formação para cuidadores informais com temas e datas já definidas, nomeadamente, ‘Tipologias da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados’, a 14 de outubro; ‘Estimulação Cognitiva com Exercícios’, agendada para 11 de novembro e ‘Estimulação Cognitiva no Dia-a-Dia’, no dia 9 de dezembro.

No eixo da Criação, continuam atividades regulares como a Oficina de Bordado e Conversa, às terças-feiras, a partir das 14:30 horas, e o curso Aprender a Tricotar, que começa na primeira semana de novembro, pelas 15 horas.

Introduz-se, também, o Serviço Educativo na Maior Idade, com atividades dirigidas a crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, com abordagens às seguintes temáticas: ‘Quem são os Velhos?’; ‘A Borracha que Apaga a Memória’ e ‘Perdidos na Horta’.

No que se refere ao Fórum Maior Idade, o destaque vai para a ativação dos ‘Maiores no Teatro’, com a orientação da Escola Palco Central, contando com direção artística de Kelly Varella e Jonathan Margarido. O programa inclui ensaios semanais e apresentações públicas no Dia Mundial do Teatro e no Festival Cabelos Brancos.

Neste mesmo espaço do Fórum Maior Idade estão previstas outras iniciativas que incluem uma Oficina de Apoio ao Luto, a realizar no dia 30 de outubro, pelas 18:30 horas, sendo o tema a debate ‘Biografia Humana: Autoconhecimento e Transformação no Apoio ao Luto’.

Às segundas-feiras, entre as 10 e as 10:45 horas, os ‘Maiores na Mente’ estarão ativos nas sessões de treino cognitivo.

O programa ‘Decisões Vincadas’, iniciativa que promove o envolvimento da comunidade através do diálogo, irá materializar-se através de debates comunitários agendados em locais estratégicos, como o Laboratório do Envelhecimento, o Fórum Maior Idade e a ‘Sala de Estar’, na Gafanha da Encarnação, configurando-se como ótimas oportunidades para as pessoas mais velhas partilharem as suas ideias e experiências. Os debates estão agendados para os dias 7 de novembro, no Laboratório do Envelhecimento; 15 de novembro, no Fórum Maior Idade; e 22 de novembro, na ‘Sala de Estar’, na Gafanha da Encarnação.

O culminar destes debates acontece na Assembleia Sénior, no dia 5 de dezembro, pelas 14:30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Município, proporcionando-se uma plataforma formal para discutir os temas abordados, permitindo que as opiniões dos mais velhos sejam levadas em consideração nas decisões que afetam a comunidade.

O Magusto da Maior Idade está agendado para o dia 8 de novembro, no Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré.