Prémio será utilizado nos trabalhos das investigadoras Diana Tavares, Marlene Correia, Mariana Oliveira, Beatriz Guapo Neves e Ana Filipa Cunha.

Mariana Oliveira conquistou o RoosterBio Development Award 2024. O prémio permitirá à equipa da investigadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química (DQ) da UA explorar novos caminhos para desenvolver materiais que possam ser moldados de diferentes formas e usados para ajudar o corpo a combater várias doenças, regulando o funcionamento do sistema imunitário de maneira precisa.

«É um projeto que explora uma tecnologia baseada na desvitalização de tecidos celulares feitos in vitro a partir de células mesenquimais estaminais, com aplicação no controlo da resposta imunológica. São materiais que esperamos que sejam úteis, por exemplo, no tratamento de doenças inflamatórias ou autoimunes», explica Mariana Oliveira.

O prémio consiste em 10 mil dólares em produtos da RoosterBio, uma empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento e fornecimento de produtos para acelerar a investigação e o desenvolvimento de terapias baseadas em células estaminais, especialmente células estaminais mesenquimais. O seu foco principal é oferecer soluções para facilitar o fabrico em escala e reprodutível dessas células, que são usadas em diversas aplicações, incluindo medicina regenerativa, engenharia de tecidos e terapias celulares.

O prémio, revela Mariana Oliveira, permitirá explorar novos aspetos da tecnologia relatada na publicação da Advanced Materials ‘Shape-Versatile Fixed Cellular Materials for Multiple Target Immunomodulation’, atualmente protegida por pedido de patente europeia.