Concerto integrado no festival Milha, Samuel Úria e duas dezenas de músicos ilhavenses juntam-se para interpretar “Uma Canção para a Europa”, disco editado por Carlos do Carmo em 1976, bem como outras músicas lançadas no mesmo ano, de cantautores como Sérgio Godinho ou José Afonso. O concerto, com direção musical do músico António Quintino, está marcado para 3 de novembro, pelas 19 horas, na Fábrica das Ideias, Gafanha da Nazaré.
Depois de interpretar Fausto Bordalo Dias, em 2023, sob a orientação dos Lavoisier, o projeto de comunidade da Orquestra do Mar regressa com alunos de escolas de música do município e músicos de várias idades e de diferentes experiências.
“Uma Canção para a Europa” – que tem canções como “Estrela da Tarde” ou “No Teu Poema” – foi o disco escolhido pela Orquestra do Mar para esta edição «por ser um álbum que marca a música feita depois do 25 de Abril, no ano em que se celebram os 50 anos da Revolução», lê-se em comunicado.
Sobre o disco, Samuel Úria afirma que «é curioso que seja pouco conhecido, mas com canções muito conhecidas, que fazem parte do olimpo da música portuguesa» e assinala a possibilidade de «se celebrar a obra de Carlos do Carmo, cuja partida é recente», tendo falecido em 2021.
Além de Carlos do Carmo, vão interpretar-se outras canções lançadas em 1976. Úria classifica a escolha como «pouco ortodoxa, já que dificilmente figurariam junto destas, mas que foram igualmente populares e importantes no Portugal dos anos 70». Sobre os arranjos, o músico garante que algumas versões se aproximam daquela que é também a sonoridade da sua música, mas que na maior parte das canções, «sobretudo nas mais conhecidas, os arranjos são tão sonantes que querer fugir deles seria um trabalho de desconstrução quase foleiro».
A Samuel Úria juntam-se Andrés Perez, Gonçalo Costa, Sara Santos, Rodolfo Baptista, Carlos Lázaro, Bruno Neves, Diogo Costa, Diogo Sarabando, Rita Gomes, Larissa Goretkin, Luísa Monteiro, Maria Beirão, Samuel Silva, Ana Salvador, Filipa Breda, Tiago Salvador, Salomé Oliveira, Vitória Wilkens e Tomé Azevedo, que compõem a Orquestra do Mar este ano. Guilherme Gonçalves assume a técnica de som.
Os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideais da Gafanha da Nazaré, e online na BOL.