A Orquestra Filarmónica Gafanhense vai realizar um espetáculo centrado na obra ‘Pássaro de Fogo’, do compositor Igor Stravinsky, estando a preparar uma performance interdisciplinar com a participação do artista visual João Rapozo.

Estreada em 1910, em Paris, esta composição para bailado marca o caminho do sucesso por parte do compositor na capital francesa e no contexto dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev.

João Rapozo tem um currículo extenso nas artes plásticas, design, ilustração e criação de vídeo para espetáculos de música, dança e teatro. Nasceu no Porto, onde viveu e estudou design e multimédia. É um artista visual multifacetado que integra várias técnicas no seu trabalho, desde o design gráfico à ilustração, do vídeo cénico à pintura e à música. Tem colaborado com vários músicos, companhias de teatro e dança, sendo as suas áreas de atuação a videoarte e a seleção, mistura e pós-produção musical.

 Desde 2010, desenvolve um laboratório de experimentação artística transdisciplinar em residência fixa na Companhia Olga Roriz. Ao longo desta colaboração com a coreógrafa Olga Roriz, criou e produziu bandas sonoras e vídeo cénico para mais de 15 espetáculos da Companhia, apresentados nos mais importantes teatros do país, assim como no estrangeiro.