A livraria Xylocopa apresentou a programação para o mês de novembro, onde se destaca um Concerto de Leitura do Miguel Gouveia, marcado para o próximo dia 23 de novembro, pelas 21:30 horas.

«Em tudo parecido a um concerto de música, no concerto de leitura apenas muda a natureza da partitura. O restante mantém-se: a apresentação de um programa e um solista enquanto canal por onde passa a música dos textos», informa a Xylocopa em comunicado, explicando ainda que «mais que um ator, o leitor sonoro é um encenador que partilha com o público uma leitura segundo a sua sensibilidade, pois a leitura em voz alta, ao interpretar obras de arte, pode ser uma arte, mas não é uma ciência. Da mesma forma que uma peça musical é interpretada de forma diferente por dois intérpretes, também o mesmo acontece num concerto de leitura».

Miguel Gouveia nasceu em Santo Tirso e, nos últimos anos de liceu começou a interessar-se pela leitura em voz alta, prática que tem vindo a estudar e a desenvolver ao longo dos anos. Como leitor sonoro, apresenta-se em bibliotecas, escolas, livrarias, associações e festivais com os ‘Concertos de leitura’, designação emprestada do escritor brasileiro Rubem Alves.

Para além da leitura em voz alta, dedica-se a tempo inteiro à edição, tradução e à narração oral. Atualmente é também livreiro na Bruaá / Livraria do Convento, em Coimbra, onde regularmente apresenta os ‘Concertos de Leitura’ para adultos.

Em novembro, a livraria Xylocopa vai também apresentar mais uma oficina de costura, desta vez de tote bags (sacos com alças), no próximo dia 16 de novembro, das 16 às 18 horas. Esta oficina é para tote bags reversíveis, com bolso interior e fecho de mola, com cerca de 50x50cms, com kit de materiais a utilizar incluído. O valor da oficina é de 20 euros por pessoa.

A fechar o mês, a livraria realiza o seu já habitual Clube de Leitura Xylocopa, no dia 30 de novembro, às 17 horas.