Miriam Julião foi o maior destaque da 2ª Etapa do Circuito QUEBRAMAR 2024 da Associação de Surf de Aveiro.
A competição iniciou-se no sábado, dia 16 de novembro, na praia da Costa Nova, com ondas de 1 metro, com pouco vento. Durante todo o dia, os 64 inscritos nas oito categorias competiram nas fases eliminatórias, ficando as finais marcadas para domingo. No domingo o dia começou com boas ondas para a realização das fases finais.
Miriam Julião foi o grande destaque, tendo vencido em Surf feminino open, Surf feminino sub-16 e ainda na categoria Surf open (categoria aberta a competidores masculinos e femininos de todas as idades).
Com estes resultados, Miriam Julião lugar garantiu a liderança do ranking nas categorias femininas depois das duas primeiras etapas.
Nas categorias femininas, os resultados foram:
Surf open feminino – Miriam Julião em primeiro, Madalena Guerreiro em segundo, Roos Roojman em terceiro e Rita Franco em quarto.
Surf sub-16 feminino – Miriam Julião em primeiro, Madalena Guerreiro em segundo, Maria Gaspar em terceiro e Laura Amorim em quarto.
No Surf open, Miriam Julião venceu a concorrência na final com um score combinado (somatório das duas melhores ondas) de 12,17 pontos em 20 possíveis. Guilherme Caetano ficou-se pelo segundo lugar do pódio com 7,90 pontos, tendo ficado David Almeida em 3.º e Martim Fonseca em 4.º lugar.
Em Surf sub-16, o grande vencedor foi Guilherme Caetano, tendo ficado Sebastião Neves em segundo, Martim Fonseca em terceiro e Afonso Emo em quarto lugar.
Na categoria mais jovem em competição – Surf sub-12 – o grande vencedor foi Levi Hummem, que levou a melhor sobre a concorrência com um score combinado de 11,50 pontos. Francisco Rodrigues assegurou o segundo lugar, tendo Júlia Silva ficado em 3.º lugar.
Na categoria Longboard o vencedor foi Diogo Barbosa que repetiu a vitória da primeira etapa. Em segundo ficou Bruno Monteiro, em terceiro David Almeida.
Evandro Amorim continuou a dominar na categoria de Bodyboard ao repetir a vitória da primeira etapa. André Rodrigues (2.º) Hugo Monteiro (3.º) João Costeira (4.º) foram os outros finalistas.
Também na categoria Kneeboard a vitória da primeira etapa foi repetida por Pedro Velhinho nesta segunda etapa. Max Elvang (2.º), Bruno Cadete (3.º), Bernardo Figueira (4.º) e Pedro Vicente (5.º) foram os outros competidores na final de Kneeboard.
Das 542 ondas surfadas, Guilherme Caetano (Surf sub-16) obteve a pontuação mais alta de toda a competição: 7,83 pontos em 10 possíveis.
A última e decisiva etapa do Circuito QUEBRAMAR 2024 realiza-se na praia da Barra ou Costa Nova, nos dias 7 e 8 de dezembro.