Ana Matos, licenciada em Economia pela Universidade de Aveiro (UA), foi galardoada com o Prémio Professor Jacinto Nunes 2023/2024, uma distinção do Banco de Portugal destinada a homenagear anualmente os alunos que obtenham a mais elevada classificação na licenciatura em Economia das várias Universidades. A cerimónia de entrega de prémios, presidida pelo Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, realizou-se a 20 de janeiro, em Lisboa, e contou com a presença do Reitor da UA.

«Fiquei muito feliz por ter sido distinguida com o Prémio Professor Jacinto Nunes 2023/2024. É uma honra integrar o grupo de estudantes premiados», referiu Ana Matos, admitindo que este prémio representa o reconhecimento do seu trabalho e empenho ao longo dos três anos de estudos na UA e funciona como «um incentivo para continuar a empenhar-me, mantendo a persistência e a resiliência nos desafios futuros».

A escolha por Economia na UA, curso que concluiu com média de 17 valores, foi desde logo motivada pela «reconhecida qualidade do ensino e da formação oferecida aos estudantes, bem como pela qualidade do corpo docente. A UA distingue-se como uma instituição de renome, não apenas a nível nacional, mas também internacional», nota Ana Matos, acrescentando que as boas instalações da UA, o seu espírito dinâmico e inovador e o bom ambiente académico, também pesaram numa escolha já de si natural, não só por residir em Aveiro, mas também pelo incentivo que a UA dá ao mérito, ao atribuir Bolsas de Estudo aos melhores caloiros.

Sobre a formação adquirida nesta academia, Ana Matos não tem dúvidas: foi «sólida e abrangente, permitindo-me adquirir conhecimentos aprofundados e técnicos na área da economia. Além disso, o curso oferece uma abordagem multidisciplinar ao possibilitar aos estudantes explorar áreas complementares, como finanças ou contabilidade. Este leque diversificado de aprendizagens permite ajudar a descobrir vocações e a preparar melhor os estudantes para ingressar no mercado de trabalho ou prosseguir os seus estudos, como foi o meu caso». E acrescenta: «Um dos momentos mais marcantes do meu percurso académico foi também a oportunidade de realizar um semestre numa universidade parceira estrangeira, em Budapeste, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+. Esta experiência enriqueceu a minha formação, tanto a nível académico como pessoal, e será sempre recordada com muito carinho».

Atualmente a frequentar o Mestrado em Gestão na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Lisboa, Ana Isabel Martins Matos pretende vir a ingressar no mercado de trabalho, com a ambição de desenvolver uma carreira internacional numa empresa multinacional na área de Finanças ou Consultoria ou, ainda, trabalhar numa organização intergovernamental. No entanto, ainda sem ter o seu projeto profissional totalmente definido, manifesta-se aberta a novas aventuras e às oportunidades que surgirem.

O Prémio Professor Jacinto Nunes, no valor de 3 mil euros, distingue os alunos que obtiveram a melhor média final na licenciatura em Economia nos estabelecimentos de ensino superior cuja média do último candidato admitido foi igual ou superior a 140 pontos.