Foto: CM Ílhavo

A partir do ano letivo 2025-2026, a Gafanha do Carmo terá uma creche pública, resultante da adaptação do Edifício Sócio-Educativo.

A obra consiste numa remodelação e numa pequena ampliação do Edifício Sócio-Educativo, para que esta nova resposta social possa receber 9 crianças em berçário, 14 crianças da fase de aquisição de marcha até aos 24 meses, e mais 14 crianças dos 24 aos 36 meses. No total, a creche terá capacidade para 37 crianças.

A empreitada que iniciou na passada segunda-feira, 10 de fevereiro, foi adjudicada em perto de 194 mil euros. Desse valor total, 120 mil euros são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes perto de 74 mil euros são provenientes do orçamento municipal.

João Semedo, vice-presidente da Câmara e vereador das Obras Públicas, apresentou a obra no local e explicou que «os trabalhos em torno deste projeto iniciaram no final de 2022, em colaboração com a Segurança Social, revelando-se um processo bastante complexo, que só foi possível concluir no início de 2024».

A sessão de apresentação contou com a presença de Fernando Mendonça, diretor da Segurança Social de Aveiro, que elogiou o concelho ilhavense, referindo que «temos a felicidade de ter um distrito muito empreendedor e proativo, e o Município de Ílhavo é um exemplo extraordinário disso. A proatividade da Câmara resultou neste projeto».

João Campolargo, presidente da Câmara Municipal, encerrou a ocasião, destacando o investimento direto de cerca de 2,3 milhões de euros na Gafanha do Carmo, desde o início do atual mandato.

Neste momento, está em execução a obra de saneamento e de drenagem de águas pluviais, que beneficiará 1531 habitantes. O autarca recordou ainda a obra realizada no Pavilhão Desportivo da Gafanha do Carmo e a obra do Centro Cívico. Agradecendo o trabalho efetuado pela Junta de Freguesia local, destacou «os valores decorrentes da descentralização de competências e dos contratos interadministrativos, superiores a 180 mil euros». Este montante inclui a participação da Câmara na reabilitação do armazém e do edifício-sede da Junta de Freguesia, no Caminho do Praião, na capela do cemitério, na instalação de um novo do parque infantil e de um apoio extraordinário para a aquisição de uma viatura para garantir a operacionalidade da Junta.