Já arrancou a obra para a reabilitação da Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré.
A empreitada vai proporcionar melhores condições a alunos, professores e auxiliares da ação educativa. A obra foi adjudicada em cerca de 2,8 milhões de euros, sendo financiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Pretende-se reabilitar e modernizar os edifícios na íntegra, melhorar o seu conforto térmico e acústico, com a aplicação de novos revestimentos, conferindo uma imagem mais contemporânea, garantindo as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida e reabilitando todas as infraestruturas. O projeto inclui a criação de uma grande zona central coberta, onde os alunos terão mais condições para os seus tempos livres, protegidos da chuva e do vento, além de uma zona específica para aparcamento de bicicletas, de modo a fomentar a mobilidade suave.
Na sessão de apresentação da obra, que decorreu na passada quarta-feira, 12 de fevereiro, João Diogo Semedo, vice-presidente e vereador responsável pelas Obras Públicas, referiu que, «a par da Escola Básica Ferreira Pinto Basto e da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, estas escolas foram identificadas como prioritárias para intervenção».
Para o vereador, esta «é mais uma grande vitória para a Gafanha da Nazaré e para o Município de Ílhavo, para se continuarem a formar grandes alunos, que estarão por todo mundo a representar a nossa comunidade».
No fim, o presidente da Câmara Municipal, João Campolargo, lembrou outras intervenções que têm vindo a ser feitas em articulação com o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, nomeadamente nas Escolas Básicas da Chave, Santa Maria Manuela e Praia da Barra.
João Campolargo realçou, ainda, o investimento global que, durante o presente mandato, tem estado a ser realizado na Gafanha da Nazaré, rondando os 9,5 milhões de euros, que ascende aos 14 milhões se acrescentarmos a empreitada do Porto de Aveiro, referente à requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo. Como reflexo da descentralização de competências e dos contratos interadministrativos, o Município de Ílhavo transitou perto de 1 milhão de euros, desde o início do atual mandato, para a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.