Chegou ontem ao fim a 1.ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) da classe Optimist, que se realizou de 13 a 15 de abril, em Portimão. O Clube de Vela Costa Nova (CVCN) apurou cinco velejadores para a próxima fase.

Foram três dias intensos de competição com condições meteorológicas muito exigentes, desde ausências de vento, a mar muito agitado e a fortes rajadas de vento no último dia, acompanhadas de chuva torrencial.

Segundo o treinador José Teixeira, «foi um campeonato desafiante para os velejadores, mas a equipa manteve-se firme e mostrou atitude, focando-se no apuramento para próxima fase».

Apesar das condições difíceis, o CVCN saiu da prova com um balanço positivo: cinco velejadores do clube garantiram o apuramento para a 2.ª PAN, ao ficarem dentro do top 80 da classificação geral.

Pedro Firmeza terminou na 23.ª posição, logo seguido por Gustavo Capela, em 26.º lugar. Miguel Teixeira concluiu em 69.º lugar, Mafalda Caixinha em 74.º, e Pedro Oliveira em 79.º, garantindo também o apuramento.

A 2.ª PAN realiza-se de 1 a 4 de maio, na Marina de Oeiras, e será a prova decisiva para definir a composição da Seleção Nacional que representará Portugal nos Campeonatos do Mundo e da Europa de Optimist.