As finais dos Polos I e II das Escolíadas Glicínias Plaza decorrem já esta semana, nos dias 23 e 24 de maio, pelas 21:30 horas, no Pavilhão Multiusos de Febres, em Cantanhede. Ao todo, cerca de 400 alunos de seis escolas da região Centro vão subir ao palco para mostrar o talento e a criatividade que marcaram o seu percurso ao longo desta edição do projeto.
Na final do Polo I, agendada para sexta-feira, participam o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, a Escola Secundária de Mira e o Colégio de Albergaria. Já na final do Polo II, marcada para sábado, entram em cena a ETPC – Escola Técnico Profissional de Cantanhede, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz, e a Escola Secundária D. Dinis, de Coimbra.
No final de cada noite, será apurada uma escola por polo – a que obtiver maior pontuação –, que se irá juntar ao Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, já qualificado, para a Finalíssima, marcada para o dia 6 de junho, no Convento São Francisco, em Coimbra.
Nesta última fase das Escolíadas Glicínias Plaza, sobem ao palco as três escolas finalistas, representando cada polo. Mais do que uma competição, a Finalíssima assinala o encerramento de um percurso artístico e educativo, destacando o empenho, a criatividade e o espírito de colaboração dos jovens participantes.
As Escolíadas Glicínias Plaza são um projeto artístico-pedagógico que promove o envolvimento dos estudantes em áreas como o teatro, a dança, a música, as artes visuais, e a claque, incentivando o trabalho em equipa e a valorização da cultura nas escolas.