A ACD “Os Ílhavos” celebrou o seu 48.º aniversário no passado dia 7, numa tarde de festa na sua sede.
Depois de hasteadas as bandeiras, a sessão solene ficou inicialmente marcada pelo minuto de silêncio em memória de Agostinho da Costa Felizardo, antigo dirigente da associação, que faleceu no início deste mês.
Exultada a importância do tecido associativo do município pela voz do Presidente da Câmara, João Campolargo, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, João Braga, coube a Carlos Ferreira, líder da Comissão Administrava que gere o clube, evocar a importância das várias modalidades e das iniciativas realizadas todos os anos, como o Grande Prémio de Atletismo, o Cross de São Salvador e o Concurso de Pesca Desportiva.
Na sua intervenção, Carlos Ferreira, presidente desde 1995 com apenas um interregno de dois anos, frisou que esta Comissão Administrativa se compromete a manter “Os Ílhavos” vivos pelo menos até às comemorações dos 50 anos, mas que, ainda assim, as portas se mantêm abertas para quem quiser assumir a liderança da histórica associação.
Após reconhecidos com um diploma os atletas que conquistaram títulos no atletismo, kick-boxing e pesca desportiva, seguiu-se a entrega dos Lemes do Ano, que vai na sua 30.ª edição. Os recipientes foram Jorge Neves com o Leme de Mérito Cultural pela dedicação de vida à poesia, Mário Marnoto com o Leme da Fotografia pela carreira a captar momentos impactantes, José Gregório com o Leme do Desporto por ser o Homem Mais Forte de Portugal e por ter participado no Arnold Strongman Classic nos EUA, a banda Perpétua com o Leme da Música pela presença no Festival da Canção, Gonçalo L. Almeida com o Leme do Cinema pelo prémio conquistado no festival Porto/Post/Doc, Beatriz Cachim com o Leme da Investigação pelo contributo na área da Física, Joana Oliveira com o Leme de Reconhecimento e Mérito pelas funções de gestora regulatória na Pfizer em Inglaterra, Victoria Nicole com o Leme Novos Valores pela participação no Festival da Eurovisão Júnior, e António Rocha com o Leme Diretor do Ano.
Para além de nomes individuais, o galardão também homenageia o coletivo. Desta feita, foi entregue o Leme de Honra à Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre pelos seus seus 200 anos, assim como à Confraria Gastronómica do Bacalhau, ao Rancho Folclórico “As Ceifeiras” da Gafanha da Encarnação, ao Clube da Associação de Pais da Gafanha da Encarnação e à Marina Clube da Gafanha, todas entidades que comemoraram 25 anos de existência. Pelo longo apoio dado à ACD “Os Ílhavos”, a empresa Luisóptica foi igualmente reconhecida com o Leme de Honra.
As celebrações deste aniversário terminam no próximo dia 21, pelas 21:30 horas, na sede do clube, com uma noite de concertos em parceria com a Associação PostLab. Necro Chaos (Porto), Thrownness (Lisboa), Durvena Cabina (Porto) e Lvx Obscvra (Aveiro) são as bandas do alinhamento.